Rolim de Moura - RO, Sábado, 29 de Agosto de 2026 - 00:00

TRE-RO defere candidaturas de Coronel Charlon, do PRTB, e Pedro Nazareno, do PSTU, ao governo

Comendador Valclei Queiroz (PMB) segue com registro indeferido. Eleições estaduais de 2018 bate recorde de candidatos inaptos, segundo TRE-RO.

Fonte: G1/RO - Em Política - 19/09/2018 08:27:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
TRE-RO defere candidaturas de Coronel Charlon, do PRTB, e Pedro Nazareno, do PSTU, ao governo

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deferiu as candidaturas de Coronel Charlon (PRTB) e Pedro Nazareno (PSTU) ao governo de Rondônia na noite da última segunda-feira (17), data limite para julgamento das candidaturas a cargos eletivos. Ambas estavam indeferidas, devido à ausência de documentos essenciais para a manutenção das candidaturas.
Segundo o TRE-RO, as defesas dos candidatos apresentaram embargos de declaração, ou seja, questionaram a falta de esclarecimento da decisão do tribunal, que, após julgamento dos embargos, optou pelo deferimento das candidaturas.
O tribunal afirma que o indeferimento dos registros se deu por causa da falta de documentos ou informações suficientes para esclarecer ou sanar dúvidas quanto as condições de registrabilidade no caso dos candidatos Coronel Charlon e Pedro Nazareno.
Já os vices dos dois candidatos ao governo continuam com a candidatura indeferida, e estão dentro do prazo para apresentar recurso, que é de três dias após o julgamento.
Uma outra situaçé a do candidato ao governo de Rondônia, Comendador Valclei Queiroz (PMB), que entrou com recurso especial dirigido ao TSE, após ser indeferido pelo TRE-RO. O tribunal ainda não comunicou data para os resultados.
Assim, o candidato do PMB é o único que está com o registro indeferido e classificado como inapto, entre os candidatos a governador, por ainda aguardar julgamento do recurso interposto no TSE.
Por sua vez, o candidato Acir Gurgacz (PDT) conseguiu uma liminar no TSE para se manter na campanha e ter o nome na urna eletrônica, após ter sua candidatura indeferida pelo TRE-RO por conta de uma condenação de 4 anos e 6 meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra o sistema financeiro.
 

Situação para os demais cargos
 
Três candidatos ao Senado também tiveram suas candidaturas julgadas inaptas, além de 15 suplentes de senador.
Dos 25 candidatos a Câmara Federal inaptos, sete desistiram da disputa, dois não tiveram o pedido reconhecido e o restante, 16, foram indeferidos.

Já para os cargos de deputados estaduais, 87 foram consideradas inaptas. Dessas, 16 não tiveram o pedido reconhecido, 20 candidatos desistiram e o restante, 51, tiveram os registros indeferidos.
 

Substituições
 
O tribunal também esclarece que o prazo para as substituições legais dos candidatos terminou no dia 17 de setembro. A exceção é para casos com determinações judiciais pelo TRE-RO e TSE.
 

Recorde de inaptos
 
O tribunal afirma que a eleição de 2018 bateu o recorde de inaptidão com 147 candidatos que correm o risco de ficar fora das urnas em outubro.
Dos candidatos inaptos, o TRE-RO esclarece que recebeu seis decisões liminares do TSE, autorizando as ações de campanha.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Política