27/05/2026 15:31 hrs
Política
Fonte: Rolnews - Em Política - 28/05/2026 08:48:00 hrs
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) passarão a ser classificadas como “organizações terroristas estrangeiras” e “terroristas globais especialmente designados”.
A decisão foi divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano um dia após o senador Flávio Bolsonaro se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Em comunicado oficial, o governo americano afirmou que PCC e CV estão entre “as organizações criminosas mais violentas do Brasil” e destacou que os grupos são responsáveis por ataques contra policiais, autoridades públicas e civis.
Segundo os Estados Unidos, as facções atuam além das fronteiras brasileiras e já possuem presença identificada em território norte-americano.
A designação anunciada pelo governo americano utiliza dois mecanismos diferentes da legislação dos EUA:
A classificação como organização terrorista estrangeira cria base legal para processos criminais nos Estados Unidos e pode ser aplicada apenas a grupos estrangeiros que representem ameaça ao país.
Já a inclusão na lista de terroristas globais permite o congelamento de ativos financeiros sob jurisdição americana e amplia as sanções econômicas contra pessoas e organizações ligadas às facções.
Em publicação nas redes sociais, Marco Rubio afirmou que a administração do presidente Donald Trump continuará utilizando “todas as ferramentas disponíveis” para combater organizações criminosas internacionais.
Nos bastidores, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuava para tentar impedir que os Estados Unidos adotassem a medida.
Segundo informações divulgadas pela GloboNews, integrantes do Palácio do Planalto avaliavam que a classificação poderia abrir margem para ações mais duras por parte do governo americano.
Uma fonte ouvida pela emissora afirmou que o governo brasileiro não foi comunicado previamente sobre a decisão.
Em maio de 2025, representantes do governo americano já haviam solicitado ao Brasil que PCC e CV fossem classificados como organizações terroristas, pedido que acabou rejeitado.
Na ocasião, o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, afirmou que as facções não se enquadram na definição de terrorismo prevista na legislação brasileira.
A Lei Antiterrorismo do Brasil, sancionada em 2016, estabelece que atos terroristas precisam ter motivação ideológica, política, religiosa ou baseada em preconceito racial, étnico ou religioso.
Segundo o governo brasileiro, PCC e CV atuam principalmente com foco em lucro por meio de atividades criminosas e lavagem de dinheiro, sendo classificados no país como organizações criminosas e não como grupos terroristas.
Autoridades americanas, no entanto, afirmam já ter identificado integrantes do PCC atuando em estados como:
Segundo o jornal The Wall Street Journal, investigações federais americanas também apontaram acusações contra brasileiros ligados à facção em Massachusetts.
TV TRIBUNA TOP
27/05/2026 15:31 hrs
Política
25/05/2026 09:07 hrs
Política
20/05/2026 15:28 hrs
Política
16/05/2026 08:50 hrs
Política