28/11/2022 07:38 hrs
Eleições 2022
Fonte: Uol, Folha de São Paulo - Em Eleições 2022 - 01/11/2022 04:55:00 hrs

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta terça-feira (1) seu primeiro discurso no qual quebrou silêncio após o segundo turno, condenou sblinarmente os bloqueios nas estradas por aliados e falou em "indignação" com o que chamou de "injustiças" na eleição, na qual qual foi derrotado pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Bolsonaro não reconheceu de forma explícita sua derrota nas urnas, não citou seu oponente e fez uma crítica aveludada às manifestações de seus apoiadores.
Em seu discurso, Bolsonaro começou agradecendo aos 58 milhões de eleitores que votaram nele, disse ter "enfrentado todo o sistema" e exaltou a representação "robusta" da direita no Congresso.
Sobre os bloqueios das rodovias federais e estaduais que ocorrem pelo país, Bolsonaro disse que "os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral". Bolsonaro disse ainda que "manifestações pacíficas são bem-vindas", mas que os métodos de seus aliados "não podem ser os da esquerda que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir".
Desde o resultado da eleição ser divulgado no domingo (30), grupos bolsonaristas iniciaram interdições em rodovias do país para contestar o resultado, afirmando que o presidente teria sido vítima de um "golpe", que as eleições foram "fraudadas" e pedindo "intervenção militar".
Bolsonaro afirmou ainda que sempre foi "rotulado como antidemocrático", mas que continuará cumprindo "todos os mandamentos da nossa Constituição".
Manifestantes afirmam que bloqueios vão continuar até domingo
Mesmo após o discurso do presidente Bolsonaro, manifestantes em São Paulo afirmam que vão permanecer bloqueando as vias, pelo menos, até domingo.
"Foi um discurso muito bom, [Bolsonaro] disse o que a gente precisava ouvir. Vamos permanecer as 72 horas", disse um manifestante.
"Foi muito bom. Que ele permaneça lembrando quem o elegeu há quatro anos, que foi o povo brasileiro. Vamos perseverar. Cremos em uma revolução até janeiro", disse outro.
28/11/2022 07:38 hrs
Eleições 2022
24/11/2022 11:27 hrs
Eleições 2022
24/11/2022 07:06 hrs
Eleições 2022
22/11/2022 19:44 hrs
Eleições 2022