Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Tanques blindados vão 'desfilar' em Brasília no mesmo dia em que Câmara deve votar PEC do 'voto impresso'

Fonte: G1 - Em Política - 09/08/2021 10:18:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Tanques blindados vão
Reprodução/Governo Federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu pautar para votação nesta terça-feira (10) no plenário a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso.

A matéria teve o parecer pelo arquivamento aprovado em uma comissão especial na última sexta-feira (6), depois de o relatório favorável à proposta ter sido derrotado pelo colegiado.

Também nesta terça, dia da votação da PEC, as Forças Armadas exibirão veículos blindados e armamentos em um ato com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

A exibição acontecerá no mesmo dia em que está prevista a análise, pela Câmara dos Deputados, da PEC que prevê a adoção do voto impresso, já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro tem dito que, se não houver voto impresso, pode não haver eleições em 2022, tese já rechaçada pelos chefes dos demais poderes.

Deputados e senadores interpretaram o ato como provocação e tentativa de intimidação.

Arthur Lira chamou de "trágica coincidência" o anúncio das Forças Armadas de uma exibição de veículos militares blindados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em entrevista ao site "O Antagonista" nesta segunda (9), Lira afirmou que pode inclusive adiar a votação da PEC se houver pedido dos líderes partidários.

"Eu encaro isso como uma trágica coincidência. Não é que eu apoie essa demonstração. Bem verdade, eu procurei informações, essa operação Formosa acontece desde 88 aqui em Goiás”, disse Lira.

“Não é uma coisa inventada, mas também nunca houve um desfile para a operação Formosa na Esplanada dos Ministérios que foi parar na frente do Palácio do Planalto. Eu acredito que, com relação à votação, não deveremos ter problema. Se os deputados quiserem e a população achar que é conveniente, podemos, a gente pode adiar a votação”, declarou Lira ao "Antagonista".

A impressão do voto depositado na urna eletrônica é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início de seu mandato, e tem feito ataques sem provas ao sistema eleitoral, já ameaçando inclusive agir "fora das quatro linhas" da Constituição.

De acordo com a Marinha, o treinamento militar "operação Formosa" acontecerá na próxima semana em Formosa (GO), mas o comboio que saiu do Rio de Janeiro passará por Brasília nesta terça.

Pela primeira vez, os veículos passarão pela área central de Brasília e pelo Palácio do Planalto, ao lado do Congresso. O objetivo desse percurso inédito, segundo a Marinha, é entregar pessoalmente um convite para que Jair Bolsonaro participe do treinamento.

Bolsonaro nega intimidação, diz Lira

Na entrevista, Lira disse que o país está "polarizado" em relação à PEC do voto impresso. Segundo o presidente da Câmara, a exibição dos carros blindados das Forças Armadas "dá cabimento para que se especule algum tipo de pressão".

Lira diz, no entanto, que conversou com Bolsonaro e ouviu do presidente da República que o objetivo do evento não seria pressionar o parlamento.

“Entramos em contato com o Palácio [do Planalto], falei com o presidente, que nos garantiu que não havia esse intuito. Mas quero dizer que não é usual, e esse tipo de especulação cabe nesse momento, embora a coincidência trágica da agenda da Câmara com essa passagem dos blindados para Formosa realmente apimenta esse momento”, declarou.

Se for rejeitada em plenário na Câmara, a PEC é arquivada em definitivo, dando fim às discussões. Se for aprovado em dois turnos, por 3/5 dos parlamentares, o texto é enviado para análise do Senado.

Operação conjunta da PC, PM e PRF prende irmão da prefeita afastada de Cacoal e apreende cerca de 150 Kg de drogas

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Política

TV TRIBUNA TOP

Carregando...