Rolim de Moura - RO, Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 - 00:00

Fernando Garcia faz importantes observações na 1ª Coluna Porta Aberta do ano

Fonte: Fernando Garcia - Em Artigos - 02/01/2021 12:36:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Fernando Garcia faz importantes observações na 1ª Coluna Porta Aberta do ano
Fernando Garcia de Lima, autor da coluna Porta Aberta

Rolim é assim

Na inauguração de uma ala da prefeitura, onde o prefeito eleito despachará a partir do dia primeiro de janeiro, muitas fotos de ex-prefeitos foram colocadas dando ampla visão na entrada do saguão. Valdir Raupp, Joacil Guimarães, Sebastião Ferraz, Mileni Mota e Ivo Cassol. Entretanto, as fotos dos ex-prefeitos, César Cassol e Luizão do Trento, não foram colocadas. Não ficou claro a não fixação das mesmas pela equipe responsável pela organização, ou se foi realmente a pedido dos mesmos, que não querem se encontrar nem através de fotos.

Falharam

Se por equívoco ou a pedido de Luizão e também de César Cassol, outra falha que observamos foi a ausência da foto do ex-prefeito Serafim Resende Neto, que assumiu a prefeitura na época do afastamento do então prefeito Joacil Guimaraães. Conviver com o dia-a-dia político de Rolim de Moura nunca foi fácil para os próprios políticos, nem, tampouco, para os eleitores. Mas, uma coisa que chamou atenção nesta inauguração, foram os gestos de civilidade entre Serraia, Mileni e Cassol. Embora, quem conhece a política de Rolim de Moura, sabe que os gestos de generosidade foram até extrapolados.

Devia acompanhar sim

Muitos questionamentos nas redes sociais sobre a fiscalização das obras, também por parte dos autores das emendas parlamentares. Muitas dúvidas estão sendo questionadas quanto ao valor das obras. Uma delas, por exemplo, é a praça localizada na 25 de Agosto, em frente a Águas de Rolim de Moura, onde o montante ultrapassa a casa de mais de um milhão de reais. Esse valor está chocando a opinião pública, pois, muitos acreditam que com menos de 500 mil reais, realizaria a construção. Diante do exposto, os internautas também estão cobrando dos parlamentares autores de emendas para o município, que acompanhem as obras, ou então, que mandem suas assessorias com conhecimentos de causas, para acompanhar e avaliar os requisitos explicitados para construção da obra.

É preciso

Uma das propostas de um então candidato a vereador era que, se eleito, iria levar ao conhecimento dos seus pares na Câmara de Vereadores para que fizesse um concurso, ou então, colocasse no organograma da Casa de Leis a necessidade de ter um engenheiro específico para essas finalidades. Realmente são muitas obras esparramadas dentro da cidade e na zona rural que precisa de acompanhamento técnico de um profissional qualificado, visto que, apesar de ser função do vereador fiscalizar, esse requisito fica muito equidistante do seu conhecimento. Rolim de Moura vem sofrendo há anos, quando o assunto é construção de asfalto, onde o mesmo é feito de qualquer jeito sem devida atenção de um profissional da área, às vezes, ficando somente a critério do poder executivo.

Nada fácil

Já visando as eleições de 2022, o ex-senador Expedito Júnior, praticamente já começou a fazer encontros políticos, envolvendo as agremiações, que provavelmente lhe dará sustentação na caminhada do ano que vem. Mais outra empreitada que não será nada fácil para ele, dessa vez, caso tente o Senado Federal, a opção será duríssima, uma vez que a vaga é uma só, diferente de 2018, quando possuía um leque bastante favorável, mas, preferiu jogar a vaga no colo de Marcos Rogério, que por sinal, ainda não conseguiu se destacar como senador da República, pois, como deputado federal conseguiu abrangência maior, sendo vitrine nos meios de comunicação ocupando bastante espaço. Hoje ele é próximo ao presidente da República, mas, o que se nota que suas emendas são tímidas demais, principalmente para a capital da Zona da Mata, terra de quem lhe facultou o mandato de senador.

Sem reduto na capital

Mas, mesmo estando colecionando insucessos nas últimas campanhas políticas, há de se convir, que Expedito Júnior, dos chamados “políticos velhos”, ainda é o último que vem demarcando território com regular densidade eleitoral, comparando-se aos demais que de uma forma ou de outra, estão praticamente fora da vida pública em virtudes relacionadas às questões jurídicas eleitorais. Expedito Júnior, em algumas situações consegue ser articulador, mas, está mais para conciliador é o que tem demonstrado nas últimas eleições. Para galgar o posto maior do Estado, ou até mesmo senador da República, é preciso que tenha boa performance eleitoral em Porto Velho, resultados esses que tem sido pífio nas últimas eleições para governo do Estado de Rondônia.

Cuidado

Em que pese as dificuldades de furar o bloqueio na capital do Estado, Expedito Júnior, precisa encontrar a fórmula para afastar de si esse espantalho chamado Porto Velho. Essa determinação de lançar o prefeito Hildon Chaves, para quaisquer um dos cargos majoritário, senador ou governador, poderá custar caro para o grupo tucano, visto, que Hildon Chaves, fiucará no poder pouco mais de um ano e o restante com o irmão de Mariana Carvalho, que há muito tempo trava uma luta hercúlea com Expedito Júnior, ainda que de forma silenciosa. Sem Hildon Chaves, à frente do maior orçamento do Estado e, sem a tinta, ambas as candidaturas entram em erupção, portanto, como diz o velho adágio popular, boa convivência e caldo de galinha, não faz mau a ninguém.

Estender os convites

Foi uma ideia louvável da Câmara de Vereadores, em fazer a transmissão dos cargos dia 31 pela parte da manhã, ao prefeito e vereadores eleitos. Ocorreu tudo bacana dentro do previsto, todavia, algumas considerações a fazer. Notamos somente a presença do representante da OAB , doutor Éder Matt, e Kelli, presidente da Associação Industrial e Comercial de Rolim de Moura. Não sei se foi estendido convites para outras autoridades do município, Delegado Regional da Polícia Civil, Comandante da Polícia Militar, Defensoria Pública, presidente da Umam etc. Essa acredito que deveria ser a regra, afinal, fazem parte de um conjunto que os novos vereadores precisam saber e conhecer. Os novos secretários municipal de Rolim de Moura: Nilzo Rosa de Oliveira (administração), Kely da Acirm (Planejamento), Edson Bavaresco Dias, (Gabinete), Dionísio Goiaba (Agricultura), Jorginho Escritório Rolim, (Fazenda), Valdecir da 172, ( Obras Públicas), Michelli Cangirana, (Saneron),  Cleide Lopes, (Educação),  Dr. Stauts, (Procuradoria), Aretuza, (Controladoria), Olício do Ibama, (Meio Ambiente).

Única

Embora a legislação exija uma cota para candidaturas de mulheres, o resultado em Rolim de Moura, nas últimas eleições, está abaixo do esperado. Nas eleições municipais de 2000, a Câmara de Vereadores, teve uma bancada muito forte representando a ala feminina, elegendo três mulheres, Cícera Vilar, Margarida Inácio e Marlene Lira. De lá pra cá, vem briquitando de forma sofrível, para eleger apenas uma, como aconteceu agora em 2020, onde elegeu apenas uma mulher, a vereadora Juliana. Existem muitas contradições, apesar de que o número de mulheres eleitoras na cidade, são quase equivalentes aos de homens mas, a resposta nas urnas não tem demonstrado boas receptividades para as candidatas ao palácio Jorge Teixeira de Oliveira. 

Desnecessário

Circula pelos bastidores da política em Rolim de Moura, que o deputado federal Expedito Neto, telefonou para o prefeito eleito Aldo Júlio, e que o mesmo não demonstrou interesse em falar com o jovem deputado. A coluna sabendo do disse me disse, constatou que realmente o deputado fez uma ligação para o prefeito Aldo Júlio, mas, o prefeito teria falado que retornaria em tempo hábil para conversar com Expedito Neto, pois, naquele momento ele estava tratando de questões sobre o Orçamento do município. Decorridos alguns instantes, o prefeito retornou à ligação por diversas vezes, mas o deputado não atendeu as ligações. A coluna em contato com o prefeito Aldo Júlio, o mesmo enfatizou que em momento algum vai recusar uma ligação de qualquer deputado, porém, naquele instante, estava concentrado no Orçamento, que sem dúvida é muito importante para a vida do município. Afirmou inclusive, que já recebeu sinal positivo da deputada federal, Jaqueline Cassol, que irá centrar algumas emendas para o município e, que, jamais vai dispensar o apoio do deputado Neto, que segundo ele, o deputado tem se destacado na carreação de recursos para a capital da Zona da Mata, frisou Aldo Júlio.

Presidente da Câmara

O vereador Claudinho da Cascalheira, é o presidente da Câmara de Vereadores, para o biênio 2021 a 2022. Claudinho se elegeu pelo (PSL), no dia seguinte já havia mobilização que envolviam os dois vereadores eleitos, Juliana e Eurico da Rádio, que participaram da campanha do candidato a prefeito Uender Nogueira. Os outros dois votos vieram dos Republicanos, da chapa do Dr. Lauro, fazendo exatamente os 5 votos necessários para cravar a presidência. Quem bateu chapa com Claudinho da Cascalheira, foi o vereador Roni Ton, que em breve palavras, argumentou o necessário para os demais colegas e público presente, onde arregimentou 4 votos.

Condolências

O presidente do MDB de Rolim de Moura, Hamilton Pires, popular casquinha, emitiu nota solidarizando com a família por esse momento de dor, pelo falecimento do pioneiro, Antonio Rodrigues Jorge, conhecido pelo apelido de Cainágua. Casquinha lembrou que Antonio  Rodrigues Jorge, foi uns dos fundadores do (MDB) em Rolim de Moura, podendo ser creditado a ele um dos mais autênticos do partido e, como suplente, assumiu em 88 a vereança no município. Casquinha enfatizou também, era muito amigo do ex-senador Valdir Raupp e da ex-deputada federal. Marinha Raupp, onde gozava de uma excelente amizade com o casal. Finalizando, Casquinha disse que Rolim de Moura, perdeu um grande homem, onde em meados dos anos 70, foi um empreendedor arrojado no ramo agrícola, pai de família exemplar e que deixou um legado para esse município.

É preciso

O prefeito Aldo Júlio, acertou em nomear seus auxiliares direto para suas respectivas pastas. Mas, sem dúvida vai precisar de pessoas que possam fazer a parte de relações públicas, mantendo canal direto com a bancada federal e o Governo do Estado. Outra coisa importante para o poder executivo, é a figura de um líder na Câmara de Vereadores, mesmo sabendo que a casa foi totalmente renovada, mas, precisa de um articulador para facilitar a comunicação. Eu disse um líder, não aquele que escuta as críticas ao prefeito e à administração e, fica de boca calada não cumprindo seu verdadeiro papel, não só em defender, mas, acalmar os ânimos de alguns colegas insatisfeitos.

Acostamento e matagais

O Governo de Rondônia, até que vem fazendo seu dever de casa, no quesito estradas na região da Zona da Mata, entretanto, falha clamorosamente no trabalho de limpeza das vias estaduais em suas laterais das rodovias. É preciso também que os acostamentos sejam reconstruídos e em algumas localidades nem existem o acostamento, portanto, que tal procedimento seja observado e realizado para evitar acidentes de grandes proporções. Os trechos sentido Cacoal e Pimenta Bueno, precisa com urgência dessas melhorias, visto, que o movimento é incessante, então, não custa nada o diretor do DER, fazer esse percurso ou mandar seus auxiliares na região fazer a vistoria checando de perto o problema.

Operação conjunta da PC, PM e PRF prende irmão da prefeita afastada de Cacoal e apreende cerca de 150 Kg de drogas

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Artigos

TV TRIBUNA TOP

Carregando...