Rolim de Moura - RO, Terça-Feira, 07 de Abril de 2020

Matheus Ribeiro denuncia radialista por crime de homofobia ao Ministério Público de Goiás

Jornalista e apresentador de afiliada da Globo em Goiás, foi criticado após ter sido 1º homem assumidamente homossexual a apresentar o Jornal Nacional

Fonte: Folha - F5 - Em Fama - 08/02/2020 09:57:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Matheus Ribeiro denuncia radialista por crime de homofobia ao Ministério Público de Goiás
Matheus Ribeiro e Willian Bonner na redação do JN - Reprodução/Instagram

Matheus Ribeiro, apresentador da afiliada da Globo em Goiás TV Anhanguera, protocolou no fim da tarde desta quinta-feira (6) uma denúncia contra o radialista Luiz Gama no Ministério Público Federal.

Em novembro, Gama usou o Twitter para fazer comentários homofóbicos contra Ribeiro, após ele ter sido o primeiro homem assumidamente homossexual a apresentar o Jornal Nacional (Globo). 

“Putz! Onde o Brasil vai parar? Queimar a rosca agora é moda. Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f…”, escreveu Gama, que em seguida foi afastado da rádio BandNews por seu comentário.

Em outra publicação, o radialista deixou indiretas para a TV Globo: “O Jair Bolsonaro está corretíssimo ao acabar com o registro na DRT e por acabar com a exigência de diploma para jornalistas. Afinal, tem uma fraquíssima em rede nacional só por causa da cor da pele e outro comunzão fazendo fama só porque avisou que queima a rosca”.

Segundo o advogado de Matheus Ribeiro, Ricardo Sidi, a comunicação do crime foi dirigida ao Ministério Público Federal de Goiás tendo em vista a competência da Justiça Federal daquele estado para julgar o crime.

“O objeto da notícia de crime que levamos hoje ao MPF não foram as ofensas pessoais contra Matheus [...] mas sim a prática e a incitação à discriminação, ao preconceito e à violência contra todos os homossexuais”, diz Sidi. "Por isso a ocorrência de crime de homofobia, equiparado ao racismo pelo Supremo Tribunal Federal”.

A defesa de Matheus pede ao MPF que Gama seja denunciado à Justiça Federal para responder a uma ação penal, na qual poderá ser condenado a uma pena de até cinco anos.

Sidi, que também representou a cantora Daniela Mercury em caso criminal contra deputado federal Pastor Sargento Isidório por ofensas homofóbicas, afirma que é dever de toda a sociedade se insurgir contra o discurso de ódio.

 Matheus Ribeiro denuncia radialista por crime de homofobia ao Ministério Público de Goiás

Foto: Yuri Piazzarollo e Matheus Ribeiro no estúdio do Jornal Nacional - Reprodução/Instagram

Em entrevista a revista Veja, ele contou que está com o policial Yuri Piazzarollo há oito meses: “Nos conhecemos no Carnaval de Salvador. Yuri é capitão da PM em Rondônia. Sempre recebi mensagens de seguidores falando sobre isso e tinha uma resposta pronta: minha vida particular não deveria ser um atrativo. Tenho o direito de me resguardar em algumas situações. Meu lado pessoal é pessoal, e ponto”.

Matheus Ribeiro denuncia radialista por crime de homofobia ao Ministério Público de Goiás

Foto: Reprodução/Instagram

Matheus contou que tinha medo de que a revelação o prejudicasse, mas o que aconteceu foi o contrário: “A TV Anhanguera, onde trabalho, e a Globo têm uma mentalidade aberta para valorizar as competências, a despeito de qualquer outra característica. A maior contribuição que posso trazer é mostrar meu trabalho sem me prender a essa questão pessoal. Para combater a homofobia, não preciso ser hétero nem gay: preciso ser apenas humano”.

(CLIQUE AQUI) e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.

OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Fama

TV TRIBUNA TOP

Carregando...