Rolim de Moura - RO, Terça-Feira, 20 de Outubro de 2026 - 00:00

Vídeos de Lula 'agradecendo chefe do tráfico' e mensagens sobre 'desarmar polícias' e repressão aos caminhoneiros são FALSOS

Fonte: G1 - Em Geral - 02/11/2022 10:08:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Vídeos de Lula
Reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva conversando com homens de colete. Na gravação, é possível ouvir alguém mencionando o nome "Marcola". Ao compartilharem o vídeo, alegam que o encontro foi com um criminoso.

Outra informação que circula nas redes sociais são prints de publicações no Twitter atribuídas a Lula sobre mudanças na polícia a a respeito dos bloqueios realizados por caminhoneiros após o segundo turno das eleições.

As informações são FALSAS!

Uma das legendas diz: "Lula foi agradecer pessoalmente ao chefe da facção." Outra legenda diz: "Vivi para ver um presidente empossado pelo crime ir agradecer pessoalmente o chefe da facção." Ambas são falsas.

O vídeo não mostra Lula na prisão agradecendo ou mencionando um criminoso. É possível notar que o vídeo mostra o endereço da conta @gilsindimotosp. Trata-se do presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo, Gil Almeida, que em outro vídeos na mesma conta, fala sobre o apoio a Lula.
 
O Marcola mencionado no vídeo é apelido de um assessor do PT, Marco Aurélio Santana Ribeiro. Ele é mencionado na biografia Lula, volume 1, de Fernando Morais. Também está entre os destinatários a quem Lula enviou cartas da prisão em 2018.

Já Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola do PCC, está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) e sequer pode votar, pois está com os direitos políticos suspensos por ter condenação transitada em julgado.

Outra mensagem falsa que circula pelas redes sociais é um print de um tuíte atribuído a Lula sobre um suposto desarmamento das polícias e repressão aos caminhoneiros que ocupam rodovias pelo país.

Um dos prints diz: "Policiais devem servir o Brasil e não organizações bolsonaristas. No meu primeiro pacote de ações como Presidente está a desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias."

Outro print diz: "Não vamos tolerar manifestações fascistas de caminhoneiros que querem prejudicar o Brasil. Vamos combater o neonazismo desde o primeiro dia com a nossa nova Guarda Nacional."

Ambas as imagens são falsas e foram montadas por meio de fraude. Ao realizar uma busca avançada na conta verificada de Lula no Twitter, não há resultados para as expressões contidas nos prints falsos.

E, caso as expressões tivessem sido escritas e depois apagadas, elas seriam capturadas pelo Projeto 7c0, uma conta automatizada que mostra os tuítes apagados de políticos. Uma busca avançada nesta conta revela que não há resultados para expressões contidas na mensagem falsa, ou seja, isso indica que os tuítes também não foram apagados e, portanto, nunca existiram.

Procurada, a assessoria de Lula reiterou que a mensagem é falsa.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS!!!

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral