Rolim de Moura - RO, Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2025 - 00:00

Vereador é preso durante operação Cyber-Cupim, supeito de incentivar desmatamento em RO

Operação aconteceu em Buritis (RO) e Campo Novo (RO). Conforme a Polícia Civil, além do vereador, um servidor da Idaron, empresários e madeireiras estão envolvidos.

Fonte: Do G1/RO - Em Polícia - 04/04/2018 06:27:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Vereador é preso durante operação Cyber-Cupim, supeito de incentivar desmatamento em RO

Um vereador de Campo Novo de Rondônia (RO) foi preso na manhã desta terça-feira (3) durante a Operação 'Cyber-Cupim', deflagrada pela Polícia Civil. A ação aconteceu também no município de Buritis (RO). Segundo a Polícia, os suspeitos fomentam o desmatamento nas áreas da Unidade de Conservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim fraudando o sistema da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Na casa do vereador, que não teve a identidade revelada, foram apreendidas três espingardas e diversas munições de calibre 38.

De acordo com os delegados responsáveis pela operação, a polícia efetua uma força-tarefa na região da unidade de conservação em parceria com o Sedam há cerca de seis meses. As investigações culminaram em outras três operações, como a Terra Prometida, que efetuou oito prisões em setembro de 2017.

Desde o início da manhã os policiais cumprem 13 mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão e um mandado de afastamento da função pública.
Conforme a Polícia Civil, entre os envolvidos estão um servidor da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), um vereador de Campo Novo de Rondônia, além de empresários e madeireiras nos dois municípios.

A operação conta com um efetivo de 30 agentes civis, Polícia Militar Ambiental (PMA) e técnicos da Sedam para o cumprimento de 13 mandados judiciais nos dois municípios.


O principal objetivo da ação é combater uma quadrilha especializada em praticar fraudes no sistema de controle de créditos, que é responsável pela emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) utilizado pela Sedam. Além de invasores ilegais nas respectivas áreas da reserva de proteção ambiental.
Segundo o coordenador de unidades de conservação da Sedam, engenheiro florestal Denilson Trindade Silva, três armas de fogo e diversas munições de calibre 38 foram apreendidas na residência do vereador de Campo Novo.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Polícia