Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Veja os alimentos que podem estabilizar ou subir pressão arterial

Estima-se que 30% da população no Brasil é vítima da hipertensão.

Fonte: SBC e Heart.org. - Em Saúde - 30/03/2019 10:23:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Veja os alimentos que podem estabilizar ou subir pressão arterial

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão é a causa de 80% dos casos de AVC (acidente vascular cerebral) e de 60% dos infartos. Estima-se que 30% da população no Brasil é vítima da hipertensão.

A Associação Americana do Coração, notando este problema, alterou os padrões de pressão arterial, começando a considerar pré-hipertensas as pessoas com pressão máxima (sistólica) entre 120 e 129, e mínima (diastólica) a partir de 80.

Estima-se que 90% de pessoas com hipertensão não apresentam os sintomas, e só percebem o diagnóstico depois de sofrer um ataque cardíaco ou AVC. Por isso ela é chamada pela comunidade médica de “inimiga silenciosa”.

Hipertensão é um problema silencioso que pode ser prevenido
Quando o diâmetro dos vasos sanguíneos diminui, resulta em uma pressão maior do sangue bombeado para conseguir passar pelos vasos, tendo como resultado, a hipertensão. Embora seja um problema silencioso, é possível preveni-lo.

Entre as opções de tratamentos para a tensão arterial, está a adoção de atividades físicas regulares. Elas atuam beneficamente em conjunto com medicamentos de prescrição, como mostra o site euroclinix.net.

Além da prática regular de exercícios físicos, a alimentação pode ser aliada no combate e até no controle de um nível mais leve de hipertensão. Alguns alimentos específicos podem estabilizar ou até elevar a pressão arterial.

Alimentos que podem estabilizar ou subir pressão arterial

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou bebidas com alto teor de cafeína (café, chás mate ou verde) pode aumentar a pressão arterial. Estudos também notaram que o excesso de frutose (açúcar) está ligado à elevação de ácido úrico, retendo sódio e estimulando a hipertensão.

Então, o ideal seria evitar o excesso de açúcar e de produtos industrializados com muito sódio, como embutidos, enlatados e conservas, molhos e temperos industrializados e salgadinhos. O excesso de sódio pode provocar também a vasoconstrição, elevando a pressão arterial.

Além disso, comprovou-se que o uso excessivo da canela, mesmo em forma de chá, pode afetar a pressão arterial. Embora alguns outros alimentos não causem diretamente a hipertensão, deve-se evitar os muito calóricos, pois o hipertenso tende a ter sua pressão ainda mais elevada quando está em sobrepeso.

Por outro lado, existem muitos alimentos que podem e devem ser incluídos na dieta de quem quer prevenir a hipertensão. Os grãos e cereais devem ser consumidos com regularidade na prevenção da pressão arterial elevada, pois são ótimas fontes de fibras e compostos que dificultam a absorção de colesterol ruim e gorduras pelo sangue.

Um representante dos grãos e cereais merece destaque quando o assunto é hipertensão: o farelo de trigo. Esse alimento oferece magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, esse conjunto tem relação direta com o relaxamento dos vasos.

Outros alimentos que não podem ficar de fora da dieta, principalmente consumidos crus, são: a melancia, chuchu, abacate e legumes em geral, como o brócolis, por exemplo, que também é rico em cálcio, como mostra este artigo sobre alimentos ricos em cálcio, publicado no site GreenMe, contribuindo assim, ainda mais com a saúde. Estes alimentos mantêm a pressão arterial em nível adequado devido à sua quantidade de minerais e vitaminas, além do baixo nível de sódio.

Um estudo realizado em Madri, provou que trechos da proteína presente na clara do ovo tem propriedades altamente vasodilatadoras. Dependendo dos aminoácidos, as artérias podem relaxar cerca de 70% a mais. O morango também é um destaque no tratamento contra hipertensão, por conta do antioxidante que dá a cor vermelha ao fruto: a antocianina. Atua na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, beneficiando a circulação.

 

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...