Rolim de Moura - RO, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 00:00

Vacina da Gripe: Rolim de Moura cobre metas da H1N1

Toda a meta de cobertura vacinal será atingida no decorrer do dia de hoje, 31 de maio

Fonte: Da redação TRIBUNA TOP - Em Saúde - 31/05/2019 10:02:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Vacina da Gripe: Rolim de Moura cobre metas da H1N1

Segundo informações prestadas pela enfª  Janaina Travassos Louse, Coordenadora da Vigilância em epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura, toda a meta de cobertura vacinal será atingida no decorrer do dia de hoje, 31 de maio. Em entrevista a reportagem do Tribuna Top, Janaina explicou acerca dos sintomas da doença, do grau de risco ao contaminar-se com o vírus, em especial junto a crianças e idosos.

Gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe. O H1N1 é um subtipo do Influenza A, e os sintomas da doença são bem parecidos com os da gripe comum. A transmissão também ocorre da mesma forma.

O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

Transmissão

A transmissão do vírus ocorre de uma pessoa para outra, por espirro, tosse e partículas que saem da boca. É possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Center for Diseases Control (CDC), o centro de controle de doenças nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco.

Qual o período de contágio da gripe H1N1?

O período de incubação do vírus é de um e meio a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto que nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

Janaina Travassos concluiu dizendo que dos grupos prioritários para receber a vacina, estimado em cerca de 14 mil pessoas, ou seja: idosos, crianças até 6 anos, puérperas e lactantes, além de militares e servidores da saúde, 90% já foram vacinados.

“ Até o final da tarde atingiremos a meta de  100 desse público cuja vacinação é obrigatória e já na segunda feira dia 03, abriremos os Postos de vacinação para toda a população”, explicou a enfermeira.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...