Rolim de Moura - RO, Domingo, 05 de Outubro de 2025 - 00:00

SUS vai distribuir camisinhas texturizadas e finas para estimular uso de preservativos

Fonte: g1 - Em Saúde - 13/08/2025 05:05:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
SUS vai distribuir camisinhas texturizadas e finas para estimular uso de preservativos
Reprodução/Caroline Morais/Ministério da Saúde

Para aumentar o uso de preservativos no país, o Ministério da Saúde iniciou nesta quarta-feira (13) a distribuição de dois novos modelos de camisinha no Sistema Único de Saúde (SUS): as versões texturizada e fina.

Além de estimular a adesão ao contraceptivo, principalmente entre os jovens, a ação pretende reforçar a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

"A diversificação da oferta visa estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população", afirmou o ministério, em comunicado.

Os novos modelos têm a mesma eficácia de proteção da camisinha tradicional. Até então, o SUS oferecia dois tipos de camisinha: a externa, feita de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica.

A expectativa é que 400 milhões de unidades das novas camisinhas sejam distribuídas ainda este ano.

Os preservativos estão disponíveis nas UBSs de forma gratuita, sem exigência de documento de identificação ou restrição de quantidade.

Baixo uso de preservativos

A ação do Ministério da Saúde acontece em meio à baixa adesão do uso de preservativos no país, especialmente por jovens.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, 59% dos entrevistados com 18 anos ou mais relataram não usar camisinha em nenhuma das relações sexuais nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Além de evitar gestações não planejadas, os preservativos também impedem a transmissão das ISTs.

As doenças, causadas por bactérias, vírus ou outros microrganismos são transmitidas por meio de relações sexuais sem uso de contraceptivos.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde