13/11/2025 15:25 hrs
Geral
Fonte: Assessoria para a redação Tribuna TOP - Em Geral - 14/11/2025 05:16:00 hrs

Na manhã desta quinta-feira, dia 13, prefeito de Seringueiras, Armando Bernardo, seu vice prefeito Cláudio, chefe de gabinete, Brendon e a vereadora Jéssica da Saúde se deslocaram até o município de Alvorada do Oeste onde autoridades públicas das mais diversas esferas se uniram com produtores rurais que foram atingidos pelos conflitos de reintegrações de posse.
Na oportunidade as lideranças municipais de Seringueiras estiveram reunidos com a presidente da comissão dos direitos humanos, senadora Damares Alves, com o presidente nacional do INCRA, César Fernando Schiavon, além de senadores, deputados federais e estaduais de Rondônia. Todos juntos, debatendo, apresentando alternativas e buscando meios legais de freiar essa ação de reintegração de posse. Diversas famílias já sofreram as sansões e dezenas de outras famílias estão com o eminente risco de também serem “expulsas” de suas propriedades rurais. Segundo as autoridades federais, esses produtores rurais se encontram em regiões demarcadas como reservas indígenas, mas ao mesmo tempo esses órgãos federais há décadas lhes concederam títulos definitivos de uma grande parte destas mesmas propriedades.
O prefeito Armando Bernardo, se solidarizou com esses produtores rurais que estão sendo obrigados a deixar suas propriedades de forma arbitrária, e juntamente com isto, deixando pra trás uma vida de luta, de batalhas, de dedicação e de muito trabalho em prol da construção de uma vida digna ao lado de seus familiares. Benfeitorias construídas ao longo de décadas estão sendo destruídas em horas pelas forças nacionais, casas sendo derrubadas, curais e cercas destruídas, além de lavouras e rebanhos.
“É preciso frear essas desapropriações e reintegrações de posse, é necessário o dialogo e que seja iniciado de forma imediata um minucioso estudo, caso a caso, de cada família que se encontra nessas áreas demarcadas, e num segundo momento oferecer assessoria jurídica a essas famílias, são vidas inteiras dedicadas e feitas em cima dessas propriedades rurais, são benfeitorias construídas ao longo de uma vida, são famílias que dependem e tem seu sustento tirado dessas propriedades, não podemos ser cumplices, coniventes ou se calar diante dessas ações, principalmente por sabermos que no nosso município de Seringueiras também tem ordens de reintegrações de posse a serem cumpridas. Neste momento, nos resta confiar no trabalho desta comissão de direitos humano do senado, na justiça e juntamente com nossos senadores, deputados federais e estaduais buscar uma solução justa para que essas famílias são sofram essas sansões, e fiquem desamparadas como se não tivesse relevância para nossa sociedade, quando muito pelo contrário, essas famílias abastecem nossos mercados, nossas feiras e movimenta toda a nossa economia e comércio local" enfatizou o prefeito de Seringueiras, Armando Bernardo.






TV TRIBUNA TOP
13/11/2025 15:25 hrs
Geral
13/11/2025 10:43 hrs
Geral
13/11/2025 10:12 hrs
Geral
13/11/2025 09:24 hrs
Geral