Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Saber realizar o autoexame pode salvar uma vida

O autoexame da mama assume um valor significativo na prevenção da doença.

Fonte: Notícias ao minuto - Em Saúde - 05/10/2019 05:21:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Saber realizar o autoexame pode salvar uma vida

O mês de Outubro é definido como o Mês Rosa e pretende alertar e promover a conscientização do câncer de mama. Um dos aspectos mais importantes para prevenir esta doença é alertar a pessoa para a capacidade de reconhecimento dos sintomas de forma precoce. Segundo o cirurgião plástico David Rasteiro “hoje em dia felizmente já existe uma maior conscientização das mulheres para os perigos do câncer de mama. No entanto o mais importante é seguir alguns passos, como falar com o seu médico e realizar exames regulares que permitam detectar o problema em fase inicial”.

De acordo com Rasteiro, “existem alguns exames que ajudam a detectar a doença. Desde o autoexame da mama por parte da mulher até a uma mamografia de diagnóstico, é possível estar atento aos sinais de alerta”.

Outro ponto destacado pelo médico é com relação à frequência dos exames regulares. “Érecomendado entre os 50-69 anos com exames de 2 em 2 anos.”.

Caso existam alguns fatores de risco então sim é recomendado mais cedo, podendo ser necessário realizar um exames a partir dos 40 anos.

A importância do autoexame

O autoexame da mama assume um valor significativo na prevenção da doença. De acordo com o Dr. David Rasteiro “uma mulher deve saber realizar um autoexame de mama. Pequenos gestos podem ser relevantes para detectar um problema”.

Este exame deve ser feito mensalmente, para avaliar quaisquer alterações nas mamas. A melhor altura para realizar o autoexame da mama é aproximadamente uma semana depois da menstruação (no final do período menstrual). Se não tem uma menstruação regular, deverá realizar, preferencialmente, sempre no mesmo dia de cada mês.

Se notar algo não usual durante o autoexame da mama ou em qualquer outra altura, deve sempre contactar o médico logo que possível.

Veja os passos a seguir para a realização do autoexame:

1- Coloque-se de pé (preferencialmente em frente a um espelho).

2- Tenha atenção à posição dos braços. Devem estar caídos ao longo do corpo.

3- O passo seguinte envolve comparar as duas mamas tendo em especial atenção ao tamanho e forma. Tenha em mente que é perfeitamente normal uma mama apresentar maior volume que a outra. Verifique se em alguma das mamas são visíveis nódulos ou pequenas saliências na pele em torno da mama.

4- Após verificar o aspecto geral da mama foque-se na região do mamilo. Deve prestar atenção a eventuais presenças de nódulos ou algum tipo de secreção que seja visível nesta zona.

5- Em seguida deve levantar o braço esquerdo e examinar a mama esquerda com a sua mão direita. Pressione de forma suave com a ponta dos dedos e apalpe toda a mama. Este passo é importante para verificar eventuais caroços ou nódulos que não sejam visíveis antes.

6- A seguir deverá massagear com a mão direita a zona da axila esquerda e a zona abaixo da mama. Mais uma vez a intenção deste passo é detectar eventuais formações anômalas em toda a região que está a observar.

7- Por último repita estes mesmos passos na mama direita de forma a concluir o exame.

Para Rasteiro “é importante perceber que este autoexame não substitui a eficácia de análise do exame clínico. Caso sinta alguma alteração na região da mama deve imediatamente procurar o seu médico e realizar os devidos exames para avaliar a situação”.

Clique no Link abaixo e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado. 

https://chat.whatsapp.com/FVvOvyNFJol1ncIZI4W41d 

OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...