Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Rondônia é o 3º produtor regional de Algodão

“Atualmente, o plantio está concentrado no município de Vilhena e já no primeiro ano de cultivo os agricultores rondonienses disputam o posto de segundo maior produtor com Tocantins”.

Fonte: assessoria/CONAB - Em Economia - 15/04/2019 11:40:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Rondônia é o 3º produtor regional de Algodão

Com colheita estimada em 6,4 mil toneladas de algodão em pluma, cultivados em 4.500 hectares, Rondônia se posiciona como o terceiro maior produtor da cultura na região Norte do Brasil, atrás apenas de Roraima e Tocantins, com 10,5 e 7,1 toneladas, respectivamente. O volume rondoniense representa 26,7% do total produzido na região que chega a um total de 24 mil toneladas. Os dados podem no 7º Levantamento da Safra de Grãos da Safra 2018/2019 publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Instituído em 2005, o estado saiu da zona de exclusão para o plantio da cultura. “A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorizou em 4 de outubro do ano passado a semeadura do algodão em Rondônia”, relembra o superintendente da Conab no estado, Anderson Conceição Gomes. “Atualmente, o plantio está concentrado no município de Vilhena e já no primeiro ano de cultivo os agricultores rondonienses disputam o posto de segundo maior produtor com Tocantins”.

Outro produto de destaque na safra do estado é o milho, que de acordo com o levantamento da Conab deve ter uma produção 12,7% superior à safra passada, chegando a cerca de 837 mil toneladas do cereal, caso as condições climáticas se mantiverem favoráveis até o final do ciclo da cultura. O incremento na produção é justificado pelo aumento em 20% na área cultivada da 2ª safra do grão, que representa 96% da colheita no estado.

As demais informações sobre grãos cultivados em Rondônia como arroz, feijão 2ª safra e soja, podem ser acessados no 7º Levantamento – Safra 2018/19.

 


 

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Economia

TV TRIBUNA TOP

Carregando...