Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 03 de Setembro de 2026 - 00:00

Rolim de Moura sedia o 2º Encontro de Escritores do Vale do Guaporé neste Sábado

.

Fonte: Rolnews - Em Geral - 14/03/2025 02:36:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Rolim de Moura sedia o 2º Encontro de Escritores do Vale do Guaporé neste Sábado

Neste sábado, 15, a cidade de Rolim de Moura será palco do 2º Encontro de Escritores do Vale do Guaporé, um evento voltado à literatura, à troca de experiências e à valorização dos talentos locais. A programação acontece na Escola CEEJA, das 8h30 às 12h30, e promete inspirar a comunidade a mergulhar no universo da escrita.

Entre os participantes confirmados, está a ex-prefeita de Rolim de Moura, Mileni Mota, que recentemente iniciou sua trajetória como escritora. Mileni, que também é advogada e atuante na área cível e administrativa, compartilhou em entrevista sua experiência com a literatura e o processo de escrita do seu primeiro livro.

"Em razão de eu estar mergulhando nessa questão da literatura, achei por bem não ficar com isso só para mim e sim compartilhar. Através da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), recebi um convite para participar de uma coletânea. Jamais imaginaria que teria o dom de escrever, mas fui selecionada e publicada na coletânea ‘Vivências Amazônicas’", relatou Mileni.

A participação na obra foi um marco que a levou a contribuir também para a antologia "Navegar é Possível", lançada na Bienal do Livro de São Paulo. Esse envolvimento com a escrita despertou nela a vontade de incentivar outras pessoas a trilharem o mesmo caminho.

"Rolim de Moura tem escritores, então por que não trazer essas informações para as pessoas que gostam de escrever? Nosso encontro tem o objetivo de apresentar caminhos para quem deseja publicar um livro, um poema, uma poesia, ou até mesmo integrar uma coletânea e, quem sabe, também estar na Bienal do Rio de Janeiro este ano", afirmou.

Mileni também compartilhou um pouco de sua trajetória de vida, desde sua chegada a Rondônia em 1981, até sua carreira política, que inclui dois mandatos como Deputada Estadual e sua eleição como Prefeita de Rolim de Moura. A experiência pessoal e profissional inspirou sua escrita e permitiu que sua história fosse registrada em publicações literárias.

"A minha história estava registrada através de escritores. O saudoso João Batista Lopes registrava tudo. Eu não era conhecida e, de repente, fui eleita deputada estadual. A minha trajetória começou a ser documentada, e foi assim que cheguei a essas coletâneas, contando um pouco da minha vinda para Rondônia e da minha trajetória na política e na vida", revelou.

O 2º Encontro de Escritores do Vale do Guaporé é um evento aberto ao público e promete ser uma oportunidade única para escritores iniciantes e entusiastas da literatura se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novos caminhos na escrita. Além de Mileni Mota, outros autores locais e regionais como o Professor Dirceu Bettiou e a Professora Avacir Gomes Dos Santos estarão presentes para compartilhar suas histórias e conhecimentos sobre o universo literário.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral