Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

ROLIM DE MOURA: Secretaria de Agricultura investe na Produção de mudas de Cacau Clonal

Foram selecionadas hastes para enxerto procedentes de matrizes de cacau com elevada produção de frutos.

Fonte: Da Assessoria para o TribunaTop - Em Política - 04/04/2018 06:34:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
ROLIM DE MOURA: Secretaria de Agricultura investe na Produção de mudas de Cacau Clonal

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), investe em tecnologia para melhorar a rentabilidade dos produtores rurais do município. A Semagri trabalha na produção de mudas de cacau clonal.

 

Na semana passada, na propriedade do produtor Vando Borchardt, localizada na RO-383 no km 01 lado sul, os produtores de Rolim de Mouraaprenderam conceitos teóricos como: importância da enxertia no cacaueiro, colheita e preparo de hastes, importância do jardim clonal e tratamento fitossanitário do enxerto. Já na prática, as técnicas ensinadas foram voltadas para o preparo de ferramentas e de hastes para a enxertiagarfagem ou lateral. O treinamento teve como objetivo auxiliar os produtores rurais na produção de mudas e aplicação correta da enxertia na cacauicultura e outras culturas produzidas.

 

De acordo com o Secretário de Agricultura, Dionísio Pereira “Goiaba”, foram distribuídas mais de 10 mil mudas de cacau para os produtores de Rolim de Moura. Toda a técnica de produção de mudas conta com o apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), coordenada pelo superintendente de Rondônia, Cacildo Viana.

 

Foram selecionadas hastes para enxerto procedentes de matrizes de cacau com elevada produção de frutos, possibilitando ao agricultor um maior lucro com a produção de cacau e seus derivados, como a produção de chocolate, em uma menor área.Os brotos basais vieram da propriedade do produtor Claudio Coimbra, do Distrito de Tarilândia, no município de Jaru (RO), ao todo foram 07 variedades, sendo elas: CCNS1, BN 34, CCN10, SJ 02, PH 9, EEOPE 41 e PS1319. 

 

Na tarde de terça-feira (27/03), o Prefeito Luizão do Trento, acompanhado do vereador Chico do Sindicato e do Secretário de Agricultura Dionísio, estiveram novamente na propriedade para verem as primeiras mudas já com enxertia.

 

Segundo o Prefeito Luizão do Trento, o Cacau será mais uma economia pujante do município e a enxertia traz, além da renovação, o melhoramento genético e tolerância às doenças. “Nossos produtores precisam investir no cacau clonal, pois é um produto rentável”, disse.

 

Para o vereador Chico do Sindicato, defensor nato da agricultura familiar, o Cacau vem de encontro ao anseio de mais uma cultura para o município, valorizando diretamente os produtores. “A agricultura familiar salvará, não só o nosso município, mas todo o Brasil da crise financeira”, destacou. 

 

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Política

TV TRIBUNA TOP

Carregando...