13/11/2025 15:25 hrs
Geral
Fonte: Da redação TRIBUNA TOP - Fabiano Gomes - Em Geral - 07/10/2019 12:26:00 hrs
Aconteceu neste sábado, 05, no km. 13 da Linha 172, Norte, na sede da Associação de Produtores Rurais-ASPRUR, a primeira de uma série de palestras focadas na saúde da mulher, em parceria com a promotora em eventos de saúde pública Edna Mezzomo; Na ocasião compareceram cerca de 40 mulheres das mais variadas idades prestigiando o trabalho voluntário das médicas Elizângela Codinhoto(Psicóloga) e Ingrid Mota(ginecologista) que proferiram palestras focadas na saúde mental e na saúde preventiva sexual feminina.
A Psicóloga Elizângela enfatizou a grande incidência de suicídios, sendo este o tema-chave da campanha do Ministério da Saúde para o mês de Setembro passado, intitulado “Setembro amarelo”, em referência à prevenção desse transtorno grave que ocupa o segundo lugar em causa mortis no país, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos.

Psicóloga Elizangela Codinhoto- prevenção ao suicídio.
A causa de tantas mortes suicidas, se dão em grande parte segundo relato da profissional, em face de traumas de infância como abusos sexuais, depressão de risco em ambiente de trabalho e até mesmo no convívio familiar, bulling, doenças mentais ou degenerativas, deslocamento social e várias outras causas que vão minando a alegria do viver. “A pessoa passa a decrescer, a não se aceitar com suas verdades absolutas, podendo mesmo atentar contra a própria vida”, explica a psicóloga. Ainda segundo ela, a depressão é responsável pela maior parte dos suicídios por tratar-se de doença silenciosa, retrativa, em que os pacientes convivem com a sensação de grande dor... Uma dor que não cessa; Ela relatou diversos aspectos da doença que pode acometer até mesmo crianças, adolescentes, donas-de-casa, qualquer pessoa, enfim.
Como medidas de proteção e prevenção, a médica recomendou o acolhimento familiar, um olhar mais atento por parte dos pais quando se tratar de adolescentes, visando detectar mudanças no eixo emocional daquele membro da família; Ela recomendou também a visita periódica aos profissionais que lidam com os problemas mentais tais como o psicólogo e o psiquiatra, como sendo atualmente uma necessidade preventiva e um meio apropriado de manter-se a saúde mental preservada.
Outro importante aspecto na prevenção ao suicídio diz respeito à própria mulher, mãe de família que tem em seus encargos domésticos grande responsabilidade na manutenção dos membros, segurança, saúde, etc., fazendo com que a mesma seja sobrecarregada emocionalmente por tais funções, aliada muitas vezes à falta de afeto pelo cônjuge.
“São inúmeros fatores que podem abalar a saúde mental e compete ao conjunto da família observar, proteger seus membros, contribuindo assim na prevenção ao suicídio de uma forma geral”, concluiu.
SAUDE DA MULHER

Doutora Ingrid Mota, clínica geral que palestrou sobre a saúde da mulher.
Já a médica Ingrid Mota realizou palestra envolvendo todos os cuidados que devem ser tomados pela mulher no tocante à saúde ginecológica. Foram abordados tema como higiene, prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, agenda e realização de exames obrigatórios à saúde da mulher( Ultrassom e mamografia) , além dos cuidados que a própria mulher deve ter com seu corpo, tais como a apalpação de mamas visando detecção de nódulos, observação do surgimento de sinais como manchas, vermelhidão local, etc.
Citando fatores ambientais, hábitos alimentícios e fatores hereditários como grandes responsáveis pelo surgimento de cânceres, a médica disse que os tipos mais recorrentes são pela ordem o de mama, o do reto e cólon e o de colo do útero, estando este último ligado diretamente às contaminações com DST´s(doenças sexualmente transmissíveis.
Finalizando, ela solicitou mais atenção da mulher, desde tenra idade quanto ao seu corpo, na observação de mudanças e surgimento de caroços ou nódulos, nas regras menstruais e especialmente naquelas em idade de menopausa, idade propícia ao surgimento da doença, e função da diminuição da carga hormonal.
Ambas as palestras foram atentamente acompanhadas pelo público feminino presente, tendo sido servido ao final do encontro um coffee break aos presentes; A empresária Edna Mezzomo disse que o objetivo do encontro foi alcançado, que é o de levar informação segura em saúde ao público feminino e que uma agenda que contempla todas as linhas do município já está sendo elaborada. Ela disse também que a equipe será reforçada com a presença de uma enfermeira, o que poderá eventualmente favorecer o atendimento em consultas no próprio local.

Edna Mezzomo, Dra. Ingrid Mota, Ivone Cassol(apoiadora) e Dra. ELIZANGELA Codinhoto.
Clique no Link abaixo e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.
https://chat.whatsapp.com/FVvOvyNFJol1ncIZI4W41d
OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.
TV TRIBUNA TOP
13/11/2025 15:25 hrs
Geral
13/11/2025 10:43 hrs
Geral
13/11/2025 10:12 hrs
Geral
13/11/2025 09:24 hrs
Geral