Rolim de Moura - RO, Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 - 00:00

Programa “Geração Emprego”, do Governo de Rondônia, vai capacitar mais dez novas turmas a partir do dia 12

Os interessados para as próximas vagas a serem abertas poderão fazer a inscrição gratuitamente, pelo portal geracaoemprego.ro.gov.br.

Fonte: Assessoria para a redação Tribuna TOP - Em Economia - 08/07/2021 08:50:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Programa “Geração Emprego”, do Governo de Rondônia, vai capacitar mais dez novas turmas a partir do dia 12

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), dará início, no próximo dia 12, à capacitação de dez novas turmas dos cursos de qualificação de mão de obra do programa Geração Emprego, idealizado pela superintendência e executado pelo Sistema Nacional de Emprego Estadual (Sine).

O objetivo é gerar oportunidades de capacitação profissional para a população, de forma gratuita e, consequentemente, contribuir com a geração de renda familiar, diante dos desafios provocados pelos impactos da pandemia. A relação dos candidatos aprovados, faz parte do resultado final do processo seletivo previsto no Edital Nº 14/2021/SEDI-SINE de 28 de maio de 2021, para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Entre os cursos oferecidos nesta fase estão: almoxarife, assistente de controle de qualidade, confeiteiro, operador de telemarketing, eletricista de automóveis, mecânico de máquinas industriais, eletricista instalador residencial, eletricista industrial, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica e assistente de recursos humanos.

As aulas iniciarão no formato on-line, com carga horária de 80% de ensino remoto e 20% presencial. Conforme explicado pela coordenadora do Sine Estadual, Teresa Cristina Aranha de Brito, as inscrições já foram finalizadas nessa remessa, contudo, há previsão de reabertura de processo seletivo na segunda quinzena de julho para os cursos de: carpinteiro de obra e encanador industrial e serralheiro de alumínio em Porto Velho, eletricista instalador residencial, em Ji-Paraná e Rolim de Moura.

“A qualificação é primordial para o fomento do mercado de trabalho, para que profissionais qualificados possuem mais chances de crescimento e consequente melhoria na qualidade de vida e sustento familiar. É importante salientar ainda, que o mercado está cada vez mais competitivo, e as vagas deixam de ser preenchidas, não somente por falta de experiência, mas de capacitação técnica”, pontuou Teresa Cristina.

 

SOBRE O PROJETO

A ideia da criação do projeto partiu de pesquisa realizada dentro do próprio Sine, onde os empregadores demonstraram quais as dificuldades de contratação por falta de mão de obra qualificada, impedindo assim que as empresas conseguissem incluir, no quadro funcional, determinados perfis profissionais que suprissem suas necessidades.

Ainda conforme Teresa, a ação é de extrema importância para o desempenho da política de trabalho, emprego e renda do Estado, considerando que a medida assertiva de inclusão do cidadão no mercado de trabalho possibilita a redução do índice de desemprego e dá sequência a avanços econômicos dentro da sua família e no Estado. “O objetivo do Geração Emprego é qualificar a mão de obra defasada no Estado de Rondônia, objetivando a ocupação das vagas de emprego que não são preenchidas pelo déficit de profissionais qualificados”, concluiu.

Os interessados para as próximas vagas a serem abertas poderão fazer a inscrição gratuitamente, pelo portal geracaoemprego.ro.gov.br.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Economia

TV TRIBUNA TOP

Carregando...