Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Plano Plurianual: Participantes do eixo saúde definiram prioridades

A realização do Plano Plurianual por parte do Governo de Rondônia no dia 03 passado no Colégio Ceeja de Rolim de Moura, seguiu uma dinâmica de discussões em grupo, sob temáticas específicas e ainda compostos esses grupos por pessoas com alguma afinidade ao tema.

Fonte: Da redação Tribuna TOP - Em Saúde - 12/04/2019 04:31:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Plano Plurianual: Participantes do eixo saúde definiram prioridades

A realização do Plano Plurianual por parte do Governo de Rondônia no dia 03 passado no Colégio Ceeja de Rolim de Moura, seguiu uma dinâmica de discussões em grupo, sob temáticas específicas e ainda compostos esses grupos por pessoas com alguma afinidade ao tema.

Foi o caso do grupo formado por profissionais da Saúde, líderes comunitários, funcionários públicos e gestores de Secretarias Municipais, formando um grupo com mais de 20 pessoas que se dedicaram a esmiuçar os meandros do Sistema Único de Saúde e sua aplicabilidade em nível regional. A discussão acontece num momento em que o setor se encontra bastante fragilizado em face do grande número de atendimentos concentrados no Hospital Municipal Amélio João, afogando esta unidade que deveria ser de uso exclusivamente hospitalar. Há meses secretários municipais da Zona da Mata, gestores da saúde, prefeitos reclamam da qualidade do atendimento ao cidadão neste hospital cuja demanda é regional Há dois anos foi construído em Rolim de Moura uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que nunca foi entregue à população porque  a atual gestão do município não conseguiu adequar pessoal, equipamentos, ambulância e outros requisitos necessários ao bom funcionamento desta que seria o desafogo do Hospital Municpal.

A discussão principal do Eixo Saúde durante a a elaboração do PPA, que servirá para nortear o Orçamento do Estado na atual gestão do Coronel Marcos Rocha, passou pela regionalização de Saúde, não só do Hospital mas também pela construção de uma Policlínica mantida e gerida pelo Estado e que venha atender as necessidades de pessoal da medicina especializada, trazendo a uma população de mais de 300 mil pessoas mais conforto no atendimento, celeridade nas consultas e exames, fatores que contribuem para diagnóstico precoce  e tratamento a tempo de salvar vidas. Observou-se que aquelas pessoas imbuídas do bom senso em saber medir a realidade financeira do Estado e do Município optaram não por montar palanques políticos dentro da sala do PPA; Assim, diversos assuntos práticos, urgentes e de viável solução foram definidos como pauta final do Eixo Saúde, resultando num documento que será avaliado e considerado pela Sepog – Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, por se tratar de reflexo do anseio da população desta cidade e região.

Os principais pontos de gargalo definidos e sugeridos  para constar nas ações do Governo estadual, foram:

- Instalação de Unidade neonatal no Hospital Regional de Cacoal(evitar o deslocamento de  gestante e bebês para a capital);

-Instalação de uma Policlínica extensiva da capital, com atendimento de especialidades médicas tais como Neurologia, Cardiologia, Traumatologia,  e outras áreas inexistentes atualmente que provocam grande deslocamento de pacientes rumo à capital Porto Velho e Cacoal, onerando por demais o sistema, além dos riscos da estrada.

- Realização de força-tarefa médica e técnica, multiprofissional, do quadro do governo estadual, vinda da capital para atender pelo menos dois dias ao mês, o que virá desafogar a agenda municipal que se encontra muito atrasada.

- Melhorar a dinâmica de repasses financeiros, com aumento do investimento e pontualidade nos mesmos, a fim de que o sistema venha fluir com qualidade e humanização no atendimento ora precário.

Presente ao evento, a Gerente Regional de Saúde, enfa. Nerdilei Alves Pereira acompanhou as discussões, também adequou sugestões mediante argumentação técnica, de forma que se se manifestou muito satisfeita com a colaboração do público.

“ O trabalho com saúde exige sacrifícios de todos, mas com parcerias e união podemos fazer com que o setor evolua, participando o governo do Estado com sua estrutura e os municípios somando em contrapartida, é assim que vamos vencer inúmeros desafios”, finalizou ela.

Plano Plurianual: Participantes do eixo saúde definiram prioridadesPlano Plurianual: Participantes do eixo saúde definiram prioridades

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...