Rolim de Moura - RO, Domingo, 27 de Novembro de 2022 - 00:00

Pilotos da TAM, Azul e controladores de voo relatam luzes de objetos não identificados em Porto Alegre; veja vídeo

Fonte: Metropoles - Em Curiosidades - 06/11/2022 10:32:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Pilotos da TAM, Azul e controladores de voo relatam luzes de objetos não identificados em Porto Alegre; veja vídeo
Ilustrativa

O surgimento de luzes no céu de Porto Alegre intrigou pilotos e controladores de voo na noite desse sábado (5/11). Apesar de parecer com a iluminação de uma aeronave, equipes do Aeroporto Salgado Filho afirmam que não havia nenhum outro avião na região no momento.

O caso foi registrado pela Central de Controle do aeroporto por volta de 23h. Em vídeo, o diálogos entre os comandantes e a controladora de tráfego aéreo é detalhado.

De acordo com os relatos, as luzes acendiam, apagavam e se moviam rapidamente, mas não impediram o tráfego das aronaves. O piloto do voo TAM 3406, que decolou de Guarulhos (SP) para Porto Alegre, descreveu a aparição das luzes, que, segundo ele, “às vezes é uma, às vezes duas ou três”.

O piloto do voo Azul 4657 também disse ter avistado as luzes desde o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Segundo ele, as luzes eram em “aspiral”, girando bem forte.

Veja o vídeo com o diálogo dos pilotos com a torre de comando:

Um caso semelhante já havia sido divulgado no último sábado (22/10) pelos pilotos e controladores do Salgado Filho.

No vídeo com o registro em ádudio dos pilotos, é possível ouvir o relato de um dos pilotos enquanto sobrevoava Santa Catarina, por volta das 22h. No áudio divulgado pelo aeroporto, nos primeiros 40 segundos, eles relatam que a iluminação era semelhante ao farol de uma aeronave, que sobrevoava fazendo um "três meia zero (360)".

"Não existe um padrão, parece um movimento aleatório" diz um dos membros da equipe à Central de Controle.

Depois, aos 13 minutos e 22 segundos do vídeo, o piloto volta a se comunicar, alegando que a luz "aparece, some, aparece, some, várias vezes". Já aos 16min43seg, uma controladora questiona se a iluminação continua e pede para que a equipe entre em contato com a defesa áerea para relatar a situação, porém, não há resposta.

Por fim, aos 26 minutos e 2 segundos do vídeo, os pilotos retornam dizendo que a impressão era de que a luz vinha de uma aeronave que fazia um movimento de esfera no ar. "Toda a vez que a gente mudava a posição, a gente avistava o farol, que se mantinha em uma posição lateralizada", diz um dos pilotos.

Os controladores afirmam, então, que havia apenas um avião sendo registrado no radar.

Veja o vídeo com o registro em áudio do dia 22/10:

 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS!!!

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Curiosidades

TV TRIBUNA TOP

Carregando...