Rolim de Moura - RO, Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026 - 00:00

Operação Iracema, polícia Federal destrói 29 dragas e intensifica combate ao garimpo ilegal

Ação conjunta da Polícia Federal e Ibama mira exploração clandestina de minério em Rondônia e reforça investigações contra financiadores da atividade

Fonte: Portal SCG - Em Polícia - 26/06/2026 07:47:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Operação Iracema, polícia Federal destrói 29 dragas e intensifica combate ao garimpo ilegal

A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Iracema, com foco no combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira, em Rondônia. A ação teve como objetivo desarticular estruturas utilizadas na exploração clandestina de minério e combater crimes ambientais relacionados à atividade.

Durante a operação, foram inutilizadas 29 dragas, embarcações e motores empregados na extração irregular de minério. Segundo a Polícia Federal, a medida representa um impacto significativo na estrutura logística dos grupos que atuam ilegalmente na região.

Além da operação em campo, foi instaurado um inquérito policial para investigar os responsáveis pelas atividades criminosas. As investigações buscam identificar tanto os executores quanto os financiadores do garimpo ilegal, que poderão responder conforme a legislação penal e ambiental vigente.

De acordo com a Polícia Federal, o garimpo ilegal é uma das principais ameaças ao meio ambiente na Amazônia. A atividade provoca a contaminação dos rios com mercúrio e outras substâncias tóxicas, comprometendo a fauna, a flora e colocando em risco a saúde das comunidades ribeirinhas que dependem dos recursos hídricos para sobreviver. Os impactos ambientais, em muitos casos, são considerados irreversíveis e afetam ecossistemas inteiros.

A corporação informou que tem intensificado as ações de fiscalização e repressão ao garimpo clandestino na bacia do Rio Madeira, considerada uma das áreas mais vulneráveis à exploração mineral ilegal em Rondônia. Segundo a instituição, a Operação Iracema reforça o compromisso com a proteção da Amazônia, a preservação dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental.

As investigações continuam, e novas medidas legais poderão ser adotadas ao longo do andamento do inquérito.

Operação Iracema, polícia Federal destrói 29 dragas e intensifica combate ao garimpo ilegal

Operação Iracema, polícia Federal destrói 29 dragas e intensifica combate ao garimpo ilegal

Operação Iracema, polícia Federal destrói 29 dragas e intensifica combate ao garimpo ilegal

 

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Polícia