Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Oito detentos escapam de cela e fogem de presídio em Ariquemes, RO

Detentos estavam na cela B2 e fugiram após serrarem as grades; Outros dois presos não fugiram. Cela foi isolada e será periciada pela Polícia Civil.

Fonte: G1/RO - Em Polícia - 09/05/2018 07:41:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Oito detentos escapam de cela e fogem de presídio em Ariquemes, RO

Oito presos fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO) na madrugada desta terça-feira (8). De acordo com a direção do presídio, todos os detentos cumpriam pena na mesma cela e conseguiram fugir depois de serrarem as grades. As imagens dos fugitivos foram divulgadas pela direção do presídio.
Conforme o diretor da unidade, Wesley Germiniano, um dos agentes penitenciários que estava de plantão percebeu os detentos fugindo da cela B2, chegou a efetuar disparos de arma não letal para tentar evitar a fuga, mas não conseguiu impedir a ação.
Os presos escaparam após escalar e pular as três cercas de proteção da unidade prisional. Pedaços de uniformes dos detentos que fugiram ficaram enroscados nas concertinas e outras ficaram no chão.

A fuga aconteceu por volta de 3h da madrugada, mas foi confirmada por volta de 11h pelo próprio diretor da unidade prisional após eles efetuaram a contagem dos presos existentes nas celas. Outros dois detentos que estavam na mesma cela não fugiram do local.
Segundo a direção, a cela onde estava os presos foi isolada e será periciada pela Polícia Civil. Um relatório sobre a fuga com a identificação dos apenados que fugiram será apresentado na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes.

Superlotação da nova unidade prisional
De acordo com o diretor do presídio, atualmente existem 470 detentos na unidade, sendo que o presídio tem capacidade para receber 230 presos, o que equivale a 104% de superlotação.
O Centro de Ressocialização de Ariquemes começou a ser feito em 2008 e deveria ser entregue em 2010, mas após diversas paralisações, o presídio começou a entrar em atividade sete anos depois do previsto.
A parte entregue tem 24 celas, para 8 presos cada. Ainda foram feitas salas de triagem, isolamento, área de convivência, visitas íntimas e atendimento jurídico e psicológico.
Mas segundo os agentes penitenciários, a nova unidade não possui condições de estar em funcionamento para custodiar a quantidade de presos existentes.
Histórico de fugas
Desde que foi inaugurado, em julho de 2017, a unidade prisional registrou seis fugas de presos. A primeira aconteceu uma semana após a inauguração, quando 11 presos escaparam após serrarem as grades.
No dia 17 de agosto de 2017, outros dois presos fugiram da unidade prisional. Os agentes penitenciários perceberam a ação dos presos e conseguiram evitar uma fuga em massa. Os dois apenados conseguiram pular as grades de proteção e correram em direção a uma mata nos arredores da unidade.

Em setembro, mais 15 presos conseguiram sair das celas durante a noite e fugiram do presídio. O Centro de Ressocialização foi inaugurado em julho de 2017 e a obra custou R$ 10 milhões aos cofres públicos.
A quarta fuga de presos registrada na unidade prisional aconteceu na noite do dia 11 de outubro, onde quatro detentos fugiram da unidade.
Em novembro de 2017, outros sete detentos fugiram do presídiodepois de serrarem as grades da cela onde estavam. Eles entraram em uma área de floresta, que fica próxima a unidade, o que dificultou o trabalho de recaptura dos detentos.
Imagens
A direção do Centro de Ressocialização de Ariquemes divulgou as fotos dos apenados que fugiram nesta terça-feira (8).

Oito detentos escapam de cela e fogem de presídio em Ariquemes, RO


 

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Polícia

TV TRIBUNA TOP

Carregando...