Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 08 de Janeiro de 2026 - 00:00

MORTALIDADE NO BRASIL: Número de mortes cresce 4,6% em 2024 e atinge maior alta fora da pandemia

Apesar do impacto do dado em 20 anos, especialistas apontam que o aumento já era esperado.

Fonte: Agência Brasil - Em Geral - 15/12/2025 02:49:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
MORTALIDADE NO BRASIL: Número de mortes cresce 4,6% em 2024 e atinge maior alta fora da pandemia
Foto: SCM/PMPV

O Brasil registrou quase 1,5 milhão de mortes em 2024, o que representa um crescimento de 4,6% em relação a 2023. Os dados fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, este foi o maior aumento anual da mortalidade observado nos últimos 20 anos, desconsiderando o período da pandemia de covid-19. O patamar atual ficou apenas 0,6% abaixo do registrado em 2022, ano ainda fortemente impactado pela crise sanitária. Entre 2020 e 2023, a pandemia resultou em mais de 700 mil mortes no país.

Antes da emergência sanitária, nenhuma elevação anual no número de óbitos havia superado 3,5%, o que evidencia a relevância do crescimento observado em 2024. Apesar do impacto do dado, especialistas apontam que o aumento já era esperado.
 
De acordo com a demógrafa Cíntia Simões Agostinho, analista da pesquisa do IBGE, o comportamento está diretamente relacionado a fatores demográficos estruturais. “O crescimento e o envelhecimento da população brasileira influenciam diretamente o número absoluto de óbitos registrados ano a ano”, explica.
 
O IBGE destaca que o avanço da longevidade e a maior proporção de idosos no país tendem a manter a mortalidade em níveis elevados nas próximas décadas, mesmo sem a ocorrência de crises sanitárias. Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site da Agência Brasil.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral