31/08/2026 21:10 hrs
Polícia
Fonte: g1 PA - Em Polícia - 14/04/2024 09:00:00 hrs

Pescadores encontraram corpos dentro de um barco à deriva na Baía do Maiaú, próximo a ilha de Canelas, em Bragança, região nordeste do Pará no sábado (13). A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) investigam o caso.
Segundo a PF, um dos objetivos da investigação é descobrir a nacionalidade das vítimas. Os corpos estão em estado avançado de decomposição. Até as 8h deste domingo (14), não havia confirmação de quantas vítimas, nacionalidade delas, nem causa da morte.
Autoridades aguardaram o aumento do nível da maré na região para deslocar uma embarcação adequada para remoção do barco com os corpos, o que tem previsão de ocorrer na manhã deste domingo.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a nacionalidade das vítimas e as circunstâncias da morte. Uma equipe de papiloscopistas da Polícia Federal de Brasília foi para Bragança trabalhar na identificação das vítimas.
Ainda no início da tarde de sábado, a Defesa Civil municipal, bombeiros, Marinha e Polícia Federal se mobilizaram para a a localidade de Tamatateua, onde fica um trapiche do porto mais próximo do local da embarcação com as vítimas. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para atender a ocorrência.
A maré dificultou o trabalho de resgate dos corpos na tarde de sábado, pois não foi possível sair com uma embarcação adequada para reboque do barco com as vítimas. A expectativa é que a maré suba para assim, uma embarcação de grande porte ir até o local onde o barco está.
Já o Ministério Público Federal (MPF) abriu duas investigações sobre caso, uma na área criminal e outra civil. As investigações serão realizadas pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.
Entre os objetivos das investigações está saber quem eram as vítimas "usando protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI)", segundo a Polícia Federal no Pará, inclusive saber a nacionalidade.
Segundo os bombeiros e também a Polícia Federal, apesar de alguns pescadores especularem que seriam pessoas estrangeiras, não é possível afirmar nacionalidade das vítimas, devido ao avançado estado de decomposição em que os corpos foram encontrados.
A causa da morte também será investigada: se foi por afogamento, doença, fome ou outro motivo. Também será investigado há quanto tempo teria ocorrido a morte. A remoção do barco com os corpos do local exige atenção das autoridades também por não saberem a causa da morte, além de evitar alterar aspectos que possam auxiliar na perícia e investigação.
TV TRIBUNA TOP
31/08/2026 21:10 hrs
Polícia
31/08/2026 14:08 hrs
Polícia
31/08/2026 13:22 hrs
Polícia
31/08/2026 13:10 hrs
Polícia