Rolim de Moura - RO, Sábado, 09 de Maio de 2026 - 00:00

Lula chega à Casa Branca para encontro com Trump em meio a crise entre Brasil e EUA

Presidente brasileiro foi recebido com tapete vermelho em Washington e terá reunião marcada por temas sensíveis entre os dois países.

Fonte: Jornal Rondônia - Em Política - 08/05/2026 08:22:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Lula chega à Casa Branca para encontro com Trump em meio a crise entre Brasil e EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Casa Branca no início da tarde desta quinta-feira (07), em Washington, para uma reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O brasileiro foi recebido pelo líder norte-americano com tapete vermelho na entrada oficial da sede do governo americano.

Esta é a primeira vez que Lula visita oficialmente a Casa Branca durante o atual mandato de Trump. O encontro acontece em um momento delicado da relação entre Brasil e Estados Unidos, marcada nos últimos meses por atritos diplomáticos, disputas comerciais e debates envolvendo segurança internacional.

 

Lula desembarcou acompanhado de uma comitiva formada por ministros de áreas estratégicas do governo, incluindo representantes da Fazenda, Relações Exteriores, Justiça, Minas e Energia e Desenvolvimento, além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Outro detalhe que chamou atenção durante a chegada do presidente brasileiro foi a ausência do chapéu pós-operatório recomendado por sua equipe médica após as recentes cirurgias às quais ele foi submetido.

Nos bastidores, a expectativa é de que a reunião trate de temas considerados sensíveis para os dois países. Entre eles estão possíveis novas sanções econômicas, a guerra no Oriente Médio, discussões sobre crime organizado e o interesse norte-americano nos minerais críticos brasileiros.

Também deve entrar na pauta a possível classificação de facções criminosas brasileiras, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), como organizações terroristas pelos Estados Unidos.

Antes do encontro na Casa Branca, Lula e Trump já haviam se encontrado em eventos internacionais, incluindo a Assembleia Geral da ONU e a cúpula da Asean, em 2025. Apesar dos contatos anteriores, esta é considerada a reunião mais importante entre os dois líderes desde o início do novo governo republicano nos Estados Unidos.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Política