19/10/2026 07:20 hrs
Justiça
Fonte: Assessoria para a redação Tribuna TOP - Em Justiça - 04/03/2026 03:41:00 hrs

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) manteve a absolvição de um jovem acusado de estupro de vulnerável em Jaru. A decisão foi unânime e negou recurso apresentado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia.
O caso envolveu um relacionamento entre um jovem de 19 anos e uma adolescente de 13 anos, do qual nasceu uma filha. O Ministério Público recorreu da sentença da 1ª Vara Criminal, pedindo a condenação com base no artigo 217-A do Código Penal, que trata do crime de estupro de vulnerável.
Relacionamento público e sem violência
Ao analisar o recurso, o Tribunal considerou que o relacionamento era consensual, público e conhecido pelas famílias. Segundo os autos, não houve indícios de violência, ameaça ou exploração sexual.
A adolescente afirmou que não informou sua idade real no início da relação, o que foi levado em conta na análise sobre a existência de dolo por parte do acusado.
Entendimento do Tribunal
O relator destacou que, embora a lei presuma vulnerabilidade para menores de 14 anos, é possível analisar as circunstâncias específicas do caso concreto. A decisão fez distinção em relação ao entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça, especialmente quanto ao Tema 918 e à Súmula 593.
Os desembargadores entenderam que a pequena diferença de idade, a ausência de violência e o fato de o réu ter assumido a paternidade demonstram que não houve lesão relevante à dignidade sexual da adolescente.
Decisão unânime
Com esse entendimento, a apelação foi negada por unanimidade, mantendo-se a absolvição já determinada pela 1ª Vara Criminal de Jaru.
A decisão foi proferida em 27 de fevereiro de 2026, em julgamento realizado em Porto Velho.
19/10/2026 07:20 hrs
Justiça
16/10/2026 15:10 hrs
Justiça
15/10/2026 16:39 hrs
Justiça
15/10/2026 07:43 hrs
Justiça