28/08/2026 18:48 hrs
Polícia
Fonte: G1 RO - Em Polícia - 11/01/2023 08:03:00 hrs

Gleisson Cloves Volff, de 33 anos, é um dos bolsonaristas presos por participação nos atos antidemocráticos em Brasília (DF) no último final de semana.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal que divulgou nesta terça-feira (10) uma lista com os nomes dos detidos.

Reprodução/Instagram
Em uma rede social, o administrador de uma padaria de Cacoal (RO) publicou um vídeo dentro da Praça dos Três Poderes, que estava fechada no domingo (8), e mostrou um grande número de bolsonaristas golpistas subindo a rampa do Congresso Nacional.
Em um trecho do vídeo, o administrador comenta: "Brasília tá pegando fogo. Pessoal invadiu, quebrando tudo. O trem tá ficando doido", diz.
Dois dias antes Gleisson havia postado uma foto com um grupo ao lado de um ônibus, que seguia de Cacoal para Brasília.

Reprodução/Instagram
O g1 tenta contato com a defesa de Gleisson Cloves Volff, mas ainda não obteve retorno.
O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.
O prejuízo ao patrimônio público está calculado em ao menos R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados - sede de parte do Legislativo, também composto pelo Senado Federal. Até o fim da noite de segunda-feira (9), pelo menos 1,2 mil pessoas haviam sido presas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um e-mail para receber denúncias e informações sobre os terroristas que praticaram os atos de vandalismo. As informações podem ser enviadas para [email protected].
Quais os possíveis crimes cometidos?
Dano ao patrimônio público da União – crime qualificado. Pena: detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
Crimes contra o patrimônio cultural – destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial. Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.
Associação criminosa – associarem-se três ou mais pessoas para o fim específico de cometer crimes. Pena: reclusão, de um a três anos (pena aumenta se a associação é armada).
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito – tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais. Pena: reclusão, de 4a 8 anos, além da pena correspondente à violência.
Golpe de estado – Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. Pena: reclusão, de 4 a 12 anos, além da pena correspondente à violência.
TV TRIBUNA TOP
28/08/2026 18:48 hrs
Polícia
28/08/2026 18:45 hrs
Polícia
28/08/2026 14:00 hrs
Polícia
28/08/2026 13:59 hrs
Polícia