Rolim de Moura - RO, Domingo, 28 de Abril de 2024 - 00:00

Fifa diz novamente que Copa Rio de 1951, conquistada pelo Palmeiras, é Campeonato Mundial

A declaração foi feita em uma matéria que conta parte da história do Alviverde paulista, que disputará a final do Mundial de Clubes 2021 no próximo sábado, 12, contra o Chelsea

Fonte: Jovem Pan - Em Esporte - 11/02/2022 08:20:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Fifa diz novamente que Copa Rio de 1951, conquistada pelo Palmeiras, é Campeonato Mundial
Palmeiras foi campeão da Copa Rio de 1951

Às vésperas da decisão entre Palmeiras e Chelsea, a Fifa colocou “mais fogo” em uma das principais discussões do futebol brasileiro. Depois de dizer, em entrevista com o atacante Rony, que o Alviverde havia ganhado um Mundial, a entidade que rege o futebol global afirmou que a Copa Rio de 1951, conquistada pelo Verdão, é um “Campeonato Mundial”.

A declaração foi feita em uma matéria que conta parte da história do clube paulista. “Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores artilheiros do futebol, entre eles Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil.

A competição com oito equipes envolveu algumas das principais equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras”, diz o início da matéria do site oficial. 

Apesar da declaração, a Fifa não deixou claro se o título obtido em 1951 equivale ao Intercontinental (1960 e 2004) ou ao atual formato do Mundial de Clubes, que é disputado desde 2000. A matéria, no entanto, ressalta a dificuldade do torneio realizado no Rio de Janeiro e exalta também a primeira Academia do Futebol do Palmeiras, que se destacou na década de 60 com Ademir da Guia, Dudu e outros ídolos, se tornando um dos maiores esquadrões do futebol brasileiro. “As pessoas elogiaram o Barcelona de Guardiola. Foi o que fizemos décadas antes. Mantivemos a bola por quatro, cinco minutos. Cada toque foi impecável, cada passe foi perfeito. Encantamos até os torcedores da oposição”, disse Dudu, ex-volante que levantou nove taças com o Palmeiras.

Publicamente, o Palmeiras se autointitula o primeiro campeão do mundo entre clubes. Apesar disso, o suíço Gianni Infantino, atual presidente da Fifa, já chegou a dizer que não a entidade não havia reconhecido o torneio como tal. “Vamos conversar de futebol, isso é o mais importante. O título mundial do Palmeiras… Para os milagres, tem que perguntar para outro, não para mim. Não está como tema. Temos que falar do futuro mais que do passado”, disse o mandatário, rindo bastante, na posse do então presidente da CBF, Rogério Caboclo, em 2019.

No mesmo ano, em encontro com o presidente Jair Bolsonaro, Infantino voltou a ser questionado sobre o tema. “Já decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. E 1951 é um pouquinho mais para trás. Vamos falar com o presidente Bolsonaro e vamos ver que solução teremos. Mas o Palmeiras pode ganhar o próximo Mundial de Clubes. Por que não?”

 

 

Operação conjunta da PC, PM e PRF prende irmão da prefeita afastada de Cacoal e apreende cerca de 150 Kg de drogas

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Esporte

TV TRIBUNA TOP

Carregando...