Rolim de Moura - RO, Domingo, 15 de Junho de 2025 - 00:00

EUA começam a cobrar tarifa de 25% sobre aço e alumínio a partir desta quarta (12)

Trump havia anunciado em fevereiro medida que passa valer a partir da 1h desta quarta-feira (12/3, horário de Brasília), de acordo com a Casa Branca - Foto: Divulgação/White House.

Fonte: Correio Braziliense - Em Economia - 12/03/2025 03:48:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
EUA começam a cobrar tarifa de 25% sobre aço e alumínio a partir desta quarta (12)

A Casa Branca anunciou, nesta terça-feira (11/3), que começa a aplicar tarifas de 25% sobre todas as exportações de aço e alumínio para os Estados Unidos a partir de quarta (12/3). Em comunicado divulgado pelo porta-voz Kush Desai, são confirmadas taxas "sem exceções ou isenções".

Taxação sobre aço e alúminio

EUA começam a cobrar tarifa de 25% sobre aço e alumínio.

"Uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio, sem exceções ou isenções, entra em vigor para o Canadá e para todos os nossos outros parceiros comerciais à meia-noite de 12 de março", informou o representante. No Brasil, um dos principais afetados pela decisão, a medida passaria a valer, portanto, a partir da 1h da manhã.

Donald Trump havia anunciado a taxação no dia 9 de fevereiro, quando disse que as tarifas de 25% sobre exportações de aço e alumínio passariam a valer a partir do dia seguinte (10/2), data em que um decreto confirmando a decisão foi assinado. De acordo com o documento, porém, a medida deveria entrar em vigor a partir de 12 de março, esta quarta.

Durante o primeiro mandato, entre 2017 e 2021, o presidente norte-americano havia sobretaxado os mesmos produtos em 25%, para o aço, e 10%, para o alumínio. À época, os EUA eram o principal mercado de exportação brasileiro neste quesito, e representantes de indústrias siderúrgicas ouvidos pela Agência Brasil demonstravam preocupação não apenas com o mercado externo, mas também com o interno, em decorrência das tarifas.

O Brasil segue entre os maiores exportadores de aço para o mercado norte-americano — em 2024, foi o segundo maior fornecedor do material para os Estados Unidos, que no mesmo ano comprou 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço — e, por isso, deve ser bastante afetado com a decisão.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Economia