Rolim de Moura - RO, Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 - 00:00

Embrapa leva novidades e inovações para a 7ª Rondônia Rural Show

São mais de 50 tecnologias para grãos, forrageiras, frutas, café, mandioca e ainda aplicativos práticos para a agropecuária

Fonte: Rondoniaovivo - Em Eventos - 09/05/2018 03:42:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Embrapa leva novidades e inovações para a 7ª Rondônia Rural Show

A Embrapa apresentará inovações tecnológicas e grande diversidade de opções aos produtores de Rondônia durante a 7ª Rondônia Rural Show, uma das dez maiores feiras do agronegócio do Brasil e a maior da região Norte. O evento será realizado de 23 a 26 de maio de 2018, no Centro Tecnológico Valdeci Rack, localizado na Rodovia BR-364, Km 333, Zona Rural, no município de Ji-Paraná, Rondônia. Os portões estarão abertos a partir das 7h30 e fecham às 18h. 

 

A Embrapa preparou uma Vitrine Tecnológica com mais de 50 cultivares de plantas desenvolvidas pela Empresa. São diversas opções disponíveis para o pequeno, médio e grande produtor. Tecnologias para a produção de grãos, pastagens, fruticultura (banana e açaí), cafeicultura e mandiocultura, atividades de grande relevância para o estado e região. Como destaques, estarão à disposição do público tecnologias recém-lançadas pela Embrapa e uma sala especial, onde serão apresentados diversos aplicativos para uso na agropecuária. Além disso, uma equipe técnica da Embrapa estará disponível durante toda a feira para sanar dúvidas e promover o intercâmbio de conhecimento.

 

Destaques na Vitrine Tecnológica da Embrapa

 

O Solarizador de substrato para produção de mudas sadias, adaptado pela Embrapa Rondônia, será apresentado aos visitantes. Esta tecnologia recém-lançada é uma opção simples, barata e ambientalmente segura para se produzir mudas livres de nematoides. Tem grande potencial de uso pelos produtores de mudas de café, principal cultura implantada no estado de Rondônia.

 

A recém-lançada cultivar de arroz BRS A501 CL estará na vitrine. Ela é recomendada para o cultivo em terras altas, tem elevado potencial produtivo e tolerância ao herbicida Kifix® (impazapir+imazapique). Apresenta ainda boa qualidade de grãos, com alto e estável rendimento industrial. Graças à tecnologia Clearfield, é indicada para utilização em áreas com problemas de plantas daninhas, ou em consórcio com forrageiras, para a recuperação de pastagens degradadas.

 

Outro destaque é o AzoTotal, uma nova opção em inoculante com bactérias (Azospirillum brasiliense) promotoras do crescimento de plantas. Este biofertilizante foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada e é o primeiro produto comercial com registro para braquiárias, ele também é recomendado para milho e trigo. Além da economia em fertilizantes nitrogenados pela inoculação com Azospirillum, o produto contribui ainda com o equilíbrio do meio ambiente.

 

Coleção de cultivares de soja, em parceria com o Instituto Soja Livre, à disposição do público. Ao todo serão apresentadas 16 variedades como opção para cultivo no estado. Adicionalmente, os visitantes poderão conferir o desempenho das cultivares na última safra. Os sojicultores e demais interessados na cultura conhecerão as cultivares convencionais e transgênicas de soja da Embrapa e de parceiros que vêm apresentando bons resultados em Rondônia. 

 

Cafés de Rondônia - Jornada dos Robustas Amazônicos: Qualidade, Sustentabilidade e Equidade no campo, é um evento realizado pela Embrapa e Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura – SEDI, e parceiros, de 21 a 25 de maio. Duas de suas ações acontecerão na 7ª Rondônia Rural Show e contarão com a presença de palestrantes renomados, nacionais e internacionais. Entre eles, a especialista indiana e embaixadora do café na Ásia Sunalini Menon, que possui reconhecimento internacional e, no campo da degustação de café, atua há mais de 40 anos. Estes eventos são abertos ao público do evento:

 

- Dia 24/5, das 8h às 11h, será realizado o 1º Encontro das Mulheres do Café de Rondônia, no estande da SEDI, na feira. 
- Dia 25/5, no mesmo horário e local, serão realizadas palestras sobre o café, com temas que envolvem qualidade e sustentabilidade dos robustas, novos mercados e pós-colheita na produção de café de qualidade.

Programação completa da Jornada no Portal da Embrapa Rondônia: https://bit.ly/2KbVMlj 


Sala de Inovação e Tecnologia

 

A Embrapa também terá uma Sala de Inovação e Tecnologia em sua Vitrine, onde serão apresentados diversos aplicativos para uso na agropecuária. Neste ambiente ficarão disponíveis alguns dos dispositivos móveis com aplicativos desenvolvidos pela Embrapa, como para o manejo nutricional de culturas, manejo reprodutivo de rebanho leiteiro, de caracterização de plantas forrageiras, sobre integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), controle financeiro e custo de produção em sistemas de produção animal, entre outros. O objetivo é que o visitante conheça, tire dúvidas e possa “navegar” pelos diversos aplicativos da Embrapa disponíveis gratuitamente, assim como poderá aplicá-los em sua atividade no campo.


Mais tecnologias

 

Forrageiras - A Embrapa implantou um campo com mais de 17 cultivares diferentes, desde variedades tradicionais mais conhecidas até cultivares recém-lançadas de braquiárias como a BRS RB331 Ipyporã e BRS Quênia, resistentes às cigarrinhas-das-pastagens e de alta produtividade. O produtor poderá conhecer as forrageiras, suas características e ter informações para a tomada de decisão de qual a variedade mais adequada para suas condições.

 

Grãos - Estarão disponíveis cultivares de milho para produção de grãos e milho verde, cultivares de sorgo para produção de grãos e forragem, outras três cultivares de arroz para terras altas e cultivares de feijão.

 

Plantas de cobertura - Diversas espécies de plantas de cobertura, gramíneas e especialmente leguminosas, os chamados adubos verdes, estarão disponíveis aos visitantes. São plantas úteis para a recuperação de áreas degradadas, conservação de solo e água, promoção de melhorias nas condições do solo, entre outros benefícios. Com isso, a Embrapa quer chamar a atenção para princípios básicos da Agronomia que, muitas vezes ficam esquecidos por produtores e profissionais da área.

 

Mais tecnologias - Os visitantes verão também a implantação de sistema de produção de açaí com diferentes densidades de plantas, variedades de banana com resistência à Sigatoka-negra, novos clones de café e cultivares de mandioca biofortificadas com elevado teor de betacaroteno. 

 


Oficinas na Vitrine Tecnológica da Embrapa

A Embrapa realizará diversas oficinas durante a Feira, que serão abertas ao público do evento e não precisarão de inscrição prévia. 
Confira dias, horários e temas:

Dia 23 - quarta-feira

14h - Uso do Dispositivo Vetscore
15h30 - Método Alternativo para o controle de Sigatoka-negra da bananeira
17h - Integração Lavoura- Pecuária-floresta (ILPF) alternativas de uso

Dia 24 - quinta feira 

09h - Uso do dispositivo Vetscore
10h - Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) alternativas de uso
11h - Opções de Forrageiras tropicais
14h - Uso do dispositivo Vetscore
15h30 - Método alternativo para o controle de Sigatoka-negra da bananeira
17h - Poda de Formação e condução do cafeeiro

Dia 25 - sexta feira

14h - Uso do Solarizador para produção de mudas livres de nematoides
15h30 - Opções de forrageiras tropicais
16h - Poda de formação e condução do cafeeiro

Dia 26 - sábado 

09h - Poda de formação e condução do cafeeiro
10h - Uso do Solarizador para produção de mudas livres de nematoides
11h - Opções de forrageiras tropicais

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Eventos

TV TRIBUNA TOP

Carregando...