15/10/2026 19:16 hrs
Polícia
Fonte: g1 - Em Polícia - 05/09/2025 01:55:00 hrs

Uma criança de seis anos foi resgatada de um cárcere privado no Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba (SP). Os pais da menina foram presos nesta quinta-feira (4).
Conforme apurado pela TV TEM, a menina foi localizada após uma denúncia anônima. Ela foi encaminhada para o Conselho Tutelar, acolhida em um abrigo e passará por exames médicos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A vítima não sabia se comunicar e só gritava.
De acordo com a Polícia Civil, a criança nunca teve acesso à escola, vacinação ou qualquer atendimento de saúde, e também não tinha contato com o mundo externo. A corporação também informou que a menina não se alimentava com comida sólida e não teve o cabelo lavado.
Os policiais apreenderam os celulares dos suspeitos. Após a prisão em flagrante, a mulher, de 45 anos, e o homem, de 54, foram encaminhados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Segundo a Polícia Civil, o casal não tem outros filhos.
De acordo com a delegada da DDM, Renata Zanin, a mãe foi ouvida informalmente e demonstrou não compreender a gravidade dos crimes.
"Desde o início, tomamos as medidas, solicitando prisão, mandado de busca, para realmente entender e perceber dentro da casa como que eram as condições de vida dessa menina. Então hoje demos cumprimento à prisão temporária e também fizemos a busca dentro desse imóvel. Informalmente, eu conversei mais com a genitora, e ela não consegue entender a gravidade da situação, a gravidade de ter deixado a criança sem escola, sem saúde, sem convívio na sociedade, nessa situação de cárcere. Dá a entender realmente que a genitora não têm a noção da gravidade do que aconteceu com essa criança".
Nunca foi à escola
A criança de seis anos resgatada de um cárcere privado estava "muito apática" e ficou "deslumbrada com o mundo" ao sair da casa, segundo o Conselho Tutelar.
"Quando nos encontramos com ela, estava muito apática. O cabelo tinha um nó único, como se nunca tivesse sido lavado. Ela estava sem se alimentar e ficou deslumbrada com tudo, com o mundo, como se nunca tivesse saído da casa", disse a conselheira tutelar Lígia Guerra em entrevista à TV TEM.
Segundo Lígia, a criança não sabe falar e não consegue se comunicar, apenas emite alguns sons. "Todos os direitos dela foram violados. Ela nunca conviveu com outras crianças", explica.
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin, disse que conversou com a genitora da criança e que a mulher "parece não entender a gravidade da situação". Assista acima.
Três celulares foram apreendidos na casa e passarão por perícia. A delegada informou que aguarda a devolutiva dos médicos que atenderam a vítima. "A partir daí, vamos determinar o que aconteceu com a criança e o que ela vai carregar pro resto da vida dela", explica.
A mulher, de 45 anos, e o homem, de 54, foram levados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foram ouvidos. Os dois passaram por uma audiência de custódia nesta sexta-feira (5) e permanecem presos, respondendo por cárcere privado.
15/10/2026 19:16 hrs
Polícia
15/10/2026 19:12 hrs
Polícia
15/10/2026 19:08 hrs
Polícia
15/10/2026 16:40 hrs
Polícia