Rolim de Moura - RO, Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024 - 00:00

Suspeita de coronavírus em RO é descartada pelo Ministério da Saúde; Brasil tem 14 casos suspeitos

Ministro diz ter revisto casos notificados em Porto Velho. Secretário de Rondônia afirma estar acompanhando os dois pacientes. Brasil tem 14 casos suspeitos.

Fonte: G1 RO - Em Saúde - 03/02/2020 04:50:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Suspeita de coronavírus em RO é descartada pelo Ministério da Saúde; Brasil tem 14 casos suspeitos
Reprodução

O Ministério da Saúde descartou os dois casos suspeitos de coronavírus em Rondônia. Em uma postagem no Twitter, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirma que a pasta revisou os casos notificados em Porto Velho e os mesmos não se enquadram na definição do caso.

A suspeita de coronavírus em Rondônia foi anunciada pela Secretaria de Saúde (Sesau) na sexta-feira (31), depois de dois moradores rondonienses viajarem até São Paulo e dividirem um táxi com um chinês. Após retornarem, o homem e a mulher apresentaram sintomas 'sugestivos' ao coronavírus.

Em entrevista nesta segunda-feira (3), o secretário da Sesau, Fernando Máximo, afirmou ter conversado com o ministro no fim de semana e então os casos do estado foram reavaliados.

"O ministério não enquadrou os casos de Rondônia como suspeitos de coronavírus, pois não foi possível localizar esse chinês que o casal dividiu o carro em São Paulo. Então não dá pra saber se esse chinês tinha chegado de viagem ou se estava indo para uma região onde há casos confirmados da doença respiratória", diz.

Mesmo com o coronavírus descartado em Rondônia, Máximo afirma que a equipe médica continua monitorando e acompanhando casal com os sintomas de uma forte gripe. "O casal está tratando em casa e tem uma equipe nossa lá", disse ao Jornal de Rondônia 1ª edição.

14 casos suspeitos no Brasil

Agora a pouco, o Ministério da Saúde anunciou que existem 14 casos em investigação no país. Desde sábado (1º), a soma de novos registros e o descarte de outros casos contabilizaram dois casos a menos no país. Nenhuma infecção foi confirmada.

Desde o início do monitoramento do Ministério da Saúde, o Brasil descartou ao todo 13 infecções suspeitas.

Os casos em investigação estão em:

  • São Paulo: 07
  • Rio Grande do Sul: 04
  • Santa Catarina: 02
  • Rio de Janeiro: 01

Entre os 14 casos suspeitos, 11 deles estão passando pela etapa de testes para vírus comuns, como o influenza. Caso um vírus já conhecido seja detectado, a chance de o paciente ter coronavírus é descartada. Outros três casos já deram negativo para doenças comuns e, agora, estão em um teste específico apenas para o 2019 n-CoV.

(CLIQUE AQUI) e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.

OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...