Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

COLUNA PORTA ABERTA - Por Fernando Garcia

Notícias da capital da Zona da Mata.

Fonte: Fernando Garcia - Em Geral - 25/01/2021 07:49:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COLUNA PORTA ABERTA - Por Fernando Garcia

Rever        

Assim que passar essa pandemia que está sendo cruel, esperamos que o prefeito Aldo Júlio, faça mudanças severas na saúde, principalmente colocando o laboratório para funcionar, como funcionava muito bem no passado. Esse negócio de terceirizar os exames laboratoriais a preços exorbitantes, precisa de uma observação mais criteriosa por parte do gestor, até porque, o hospital além de ter bons profissionais da área, os serviços também ganhariam celeridade a contento e, sobretudo, economizaria e muito.

Maternidade

Outro desafio que o prefeito Aldo Júlio, vai ter que encarar de frente, é a construção de uma maternidade municipal, que a princípio poderia ser ao lado da Clínica da Mulher. Essas iniciativas já deveriam ter acontecido há muitos anos, mas, a maioria dos prefeitos vão empurrando com a barriga, e não lutam para buscar recursos para que possam ser traduzidos em realidade. O hospital Amélio João, ao longo dos anos sempre trabalhou no limite, posto, que os demais municípios circunvizinhos de toda região da Zona da Mata, deságuam seus pacientes em Rolim de Moura, gerando despesas e sobrecarregando a rede municipal de saúde.

Volte

Mesmo que à administração municipal volte a funcionar o centro cirúrgico do hospital, já que há muitos anos não se faz mais cirurgias sendo praticamente todos os pacientes encaminhados para Cacoal e outras localidades, a reabertura do centro cirúrgico seria de suma importância, basta ter vontade política. É preciso dar um basta nesta ociosidade e, o hospital fazer aquilo que deveras a comunidade espera, que seja feito todo um procedimento e agendar as cirurgias, evitando deslocamento e sofrimento em outras cidades, como são na maioria dos hospitais em todo o Estado. Não dá mais para aceitar tamanha falta de ações dos poderes públicos, onde o paciente fica perambulando pelos corredores de hospitais aguardando o socorro.

Disputa

A guerra para obter a vacina contra o Covid 19, há muito tempo vem ganhando ares de enfrentamento não pela vacina, mas no campo político se agiganta e vai além dos patamares entre os governantes. Também entre os apoiadores de grupos diferentes nas redes sociais, as trocas de farpas e acusações simultâneas já se tornaram cotidianas, superando até mesmo as mídias televisivas. Hoje os comentários de canais de televisão, que antes eram chamados de grande mídia, perdem longe para os internautas praticamente 24 horas no ar, acusando ou defendendo as condutas de um ou de outrem.

Vergonhoso

Como aconteceu Brasil afora, onde governadores e prefeitos se deslocando para diversos municípios, aproveitando o momento para serem atraídos pelos holofotes, em Rondônia, não foi diferente, as poucas doses da vacina para o combate do Covid 19, virou o verdadeiro palco político, como se tivessem solucionado os problemas de uma vez por toda, com algumas gotículas da vacina. É bem verdade que já foi um começo, mas, não precisava de fazer tamanho estardalhaço uma vez que nem alcançou, dois por cento da população. Políticos se esqueceram que centenas de famílias estão enlutadas e, outras na beira da morte, portanto, poderiam diminuir seus alvoroços para ganharem notoriedade política, em cima dessa triste tragédia.

Surrupiaram

Na verdade, se pensarmos bem, a maioria dos governantes deveriam estar trancafiados, roubaram o que é de melhor do ser humano, a vida, pois bilhões foram saqueados na maior cara de pau, levando milhares de vida à óbito. Não compraram os aparelhos adequados, fizeram o verdadeiro circo com as montagens de hospitais de campanha e, desmontando a seguir, enquanto isso, milhares de pessoas morrendo por falta de assistência, mas o dinheiro foi liberado pelo Governo Federal. A Polícia Federal, tem que ir a fundo nas investigações, principalmente nos grandes centros, onde desmontaram os hospitais de campanha e, as pessoas padecendo e morrendo por falta de assistência.

Maquinário próprio

Município do porte de Rolim de Moura, tem que comprar maquinário para construir os mais de trezentos quilômetros de asfalto, que a classe política da terra não conseguiu realizar, os que foram feitos, noventa por cento de péssima qualidade. O prefeito Aldo Júlio, deve ir se preparando para essa realidade e, encampar junto a bancada federal, recursos para compra desses maquinários. Aconselho que faça uma visita a cidade de Jarú, onde pode si inteirar mais sobre o assunto com o prefeito daquele município. Não podemos mais ficar aguardando migalhas de asfalto da classe política, quando na realidade temos que manter um trabalho contínuo e profícuo, com preços razoáveis que geram economia demasiada.

Enganação

Como tivemos 12 anos de Governo aqui na terrinha, três senadores, três deputados federais e, ainda temos mais da metade de asfalto por fazer, deixa uma dor muito dolorida nos rolimourenses. O resultado disso foi o expurgo total deles nas eleições de 2018. Que essa administração fique atento a essas causas importantes que vem ao encontro dos anseios populares da nossa cidade, comprando o maquinário trabalharemos praticamente o ano inteiro de forma ininterrupta, com mão de obra pertencente ao quadro do município, lógico, se possível, criar uma nova secretaria ou autarquia para gerir esse trabalho, evitando demora para adquirir as benesses que os munícipes tanto almejam. O que não se pode mais aceitar, é um município que possui uma área urbana com mais de 600 Km de ruas e avenidas, mas, que na verdade na verdade não chega a 250 quilômetros de construção asfáltica, assim mesmo de péssima qualidade, que ao longo dos anos, tanto o poder executivo e legislativo, fizeram “vistas grossas”, hoje totalmente deteriorados por falta de boa compactação e, camadas asfálticas da espessura de uma gilete deitada.

Improbidade

Repercutiu de forma negativa a presença de vários vereadores de Rolim de Moura, que compareceram a um velório na linha 176, fazendo uso de uma caminhonete pertencente a Câmara de Vereadores. Mesmo a Casa de Leis, sendo renovada cem por cento na última eleição, ao que tudo indica, os novos vereadores que utilizaram o bem público para fins particular, não sentiram nenhum constrangimento. Os novos nobres parlamentares mirins, vão ter que se policiarem doravante ou então, que suas assessorias orientem com mais presteza advertindo o que pode fazer ou não, em relação a coisa pública.

Imoralidade

Falhas dessa natureza podem custar muito alto para os representantes do povo, pois comparecer a um velório não é proibido, desde que não utilizem para seu deslocamento com essa finalidade, com veículo pertencente ao poder público. Que o presidente da Câmara de Vereadores, procure esclarecer os verdadeiros fatos ocorridos, uma vez que tal procedimento se encaixa em improbidade administrativa, quando ambos que utilizaram do proveito patrimonial em caráter próprio, aproveitando da função pública. Portanto, que doravante os edis não cometam as mesmas falhas, pois, atentaram contra os deveres de honestidade e lealdade, sobretudo, sem nenhuma relação com a missão institucional.

Bairristas

Mesmo sendo uma cidade das mais importantes de Rondônia, em muitos aspectos, com avanços de altíssimos níveis no campo da saúde, no meio empresarial e educacional, com terras vocacionadas para agricultura, a nova administração vem sofrendo severas críticas de segmentos da sociedade, pela forma que o prefeito Adailton Fúria, começou agindo, importando de imediato três secretários municipais. A discussão pertinente ao assunto, é que a cidade tem muita gente com alta capacidade, para assumir quaisquer uma das pastas que foram entregues para os alienígenas, o que vem causando perplexidade e muitos comentários acerca das nomeações.

Impedido

Um dos comentários que está rolando na Capital do Café, é a nomeação do ex-prefeito de Castanheiras, Alcides do Son, no comando da Secretaria Municipal de Agricultura, uma das mais importantes do município devido sua assistência direta com a classe de produtores rurais, principalmente o apoio e incentivo à produção de café. Tais descontentamentos, prende se ao fato de que se esperava a nomeação de uma pessoa, com vínculos com o município e que conhecesse as linhas vicinais, entretanto, foram surpreendidos com uma avalanche de secretários importados e, indicados pelo deputado federal Expedito Neto, que é partidário do prefeito Fúria. Ademais, outro questionamento sobre Alcides Zacarias, o Alcides do Son, seria quanto a sua nomeação, uma vez, que foi candidato a reeleição em Castanheiras e, não teve os votos computados e, aí onde reside comentários de que o mesmo está impedido de ocupar o cargo, visto que teve empecilho com sua candidatura.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral

TV TRIBUNA TOP

Carregando...