04/09/2026 09:41 hrs
Política
Fonte: Portal SGC - Em Política - 03/09/2026 06:15:00 hrs
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (3/9), a medida provisória que busca acelerar a análise de processos pendentes e reduzir a fila no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A votação foi simbólica. Agora, segue para o Senado Federal.
Também nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o governo federal zerou a fila de espera por benefícios do INSS.
A MP assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho deste ano aumenta a capacidade do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) na Previdência Social. A partir dela, processos com 30 dias de tramitação passam a ter a análise priorizada. Antes, eram 45.
O texto também reformula o escopo do programa, tirando da lei original que o PGB deverá "priorizar" reavaliações e revisões de benefícios previdenciários. Agora, o PGB "tem como objetivo viabilizar a análise dos processos de reconhecimento inicial de direitos e realizar as reavaliações e as revisões de benefícios previdenciários e assistenciais".
O Congresso passa pelo último dia do segundo esforço concentrado antes das eleições gerais de outubro. Além da fila do INSS, a Câmara aprovou a MP que zera impostos federais para compras internacionais de até US$ 50, chamada de "Taxa das Blusinhas".
A votação foi adiada consecutivamente por falta de acordo. A medida é uma das bandeiras do governo à frente das eleições. A
TV TRIBUNA TOP
04/09/2026 09:41 hrs
Política
03/09/2026 09:53 hrs
Política
02/09/2026 18:31 hrs
Política
02/09/2026 07:18 hrs
Política