
24/09/2025 16:23 hrs
Geral
Fonte: Da redação TribunaTOP - Em Geral - 23/06/2024 09:10:00 hrs
Um fenômeno ainda não identificado causou grande repercussão nas redes sociais na noite de sábado (22) em Rondônia.
Uma “bola de fogo” cruzou os céus do estado sendo visto em diferentes lugares ao mesmo tempo, causando especulações e curiosidades. O fenômeno foi visto na capital, Porto Velho, em Jaru, Theobroma, Rolim de Moura e até em Vilhena.
Vídeos do momento foram amplamente compartilhadas nas redes sociais. Em um grupo na internet, pessoas comentam a possibilidade de "um avião grande com a asa esquerda pegando fogo". Há relatos, aindo não confirmados, de que a "bola de fogo" teria caído em Machadinho d'Oeste. Entretando, nada foi confirmado.
O que era a "bola de fogo"?
Apesar das imagens causarem espanto, a "bola de fogo" pode ser a reentrada de um lixo espacial oriundo de lançamentos de foguetes e até mesmo de pequenos satélites desativados que ficam na órbita da Terra.
É pouco provável que a "bola de fogo" seja um meteoro ou bólido.
Meteoros são rochas espaciais que acabam se desprendendo de sua órbita e entrando na atmosfera terrestre. Em situações normais, um meteoro explode e muito raramente causa impacto no solo. Já um bólido é um meteoro extremamente brilhante que também explode ao entrar em contato com a atmosfera terrestre.
Em ambas as situações, a intensidade luminosa e é muito rápida, diferente do visto nas imagens.
Já durante a reentrada de um lixo espacial, a velocidade com que o objeto passa pela atmosfera terrestre gera um calor tão grande que o objeto se desintegra completamente antes mesmo de tocar o chão, causando um espetáculo luminoso no céu, como visto nas imagens.
Lixos espaciais são formados por detritos enviados pelos humanos ao espaço. Em sua maioria, são taques e pequenos fragmentos de foguetes e até mesmo, satélites desativados, que ficam em órbita até que entram na atmosfera e se desintegram.
Estima-se que, desde a primeira missão espacial em 1957, há mais de 130 milhões de objetos espaciais orbitando o planeta.
Sobre o corrido na noite de sábado, até o momento, nenhuma autoridade especializada no assunto se manifestou.
Avião não caiu em Machadinho
Em vários grupos de Whatsapp e Instagram, pessoas dizem que a "bola de fogo" vista na noite de sábado teria caído na zona rural de Machadinho d'Oeste.
Alguns chegaram a dizer que seria um avião que pegou fogo e caiu no município.
Entretanto, nenhuma autoridade, local ou federal, confirmou tal acontecimento. Inclusive, o site Folha do Sul Online esteve em contato com a Polícia Militar de Machadinho, que negou qualquer incêndio ou queda de aeronave no município.
TV TRIBUNA TOP
24/09/2025 16:23 hrs
Geral
24/09/2025 16:21 hrs
Geral
24/09/2025 14:31 hrs
Geral
24/09/2025 11:08 hrs
Geral