Rolim de Moura - RO, Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2026 - 00:00

Avião sem autorização para voar é apreendido por transportar ouro ilegalmente em RO

Fonte: G1 RO - Em Polícia - 26/10/2022 08:19:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Avião sem autorização para voar é apreendido por transportar ouro ilegalmente em RO
Reprodução

Um avião usado no contrabando de ouro na Amazônia foi apreendido nesta terça-feira (25) pela Polícia Federal (PF) durante a 'operação 79' em Porto Velho e Japurá (AM). A aeronave de prefixo PT-EEI está registrada em nome do banco Bradesco e não tem permissão para voo.

A operação da PF foi deflagrada para desarticular uma associação criminosa que fazia o contrabando de ouro através de voos de Japurá para o aeroporto de Porto Velho, capital de Rondônia.

Segundo apontou a investigação, o avião registrado em nome do Bradesco foi usado para fazer a rota, e transporte de ouro entre as duas cidades, sem ter plano de voo registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) na ANAC indica que o avião apreendido é o de modelo EMB-810C, fabricado em 1977 pela Embraer, e está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso.

Avião sem autorização para voar é apreendido por transportar ouro ilegalmente em RO

Embora esteja como propriedade do Bradesco, a aeronave é operada pela Liderar Táxi Aéreo, de acordo com dados da ANAC.

Procurado pelo g1, o Bradesco informou em nota que a aeronave não é propriedade do banco, mas que foi dada como garantia em uma operação comercial.

A apreensão do avião foi autorizada pela 7ª Vara Federal Criminal em Rondônia. De acordo com ANAC, o avião de prefixo PT-EEI também não tem autorização para táxi aéreo.

Quando os voos clandestinos foram descobertos?

Segundo a PF, a investigação contra a organização criminosa começou em junho, após a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptar um avião sem plano de voo no sul do Amazonas e ordenar seu pouso imediato.

Ao revistar a aeronave, já no aeroporto de Porto Velho, foram encontradas várias barras de ouro, escondidas no compartimento secreto do avião.

Na ocasião do flagrante, o piloto do avião foi preso e os policiais iniciaram diligências e conseguiram identificar os demais criminosos envolvidos no contrabando de ouro.

Segundo a PF, na operação desta terça-feira foram cumpridas cinco ordens judiciais , sendo três mandados de busca e apreensão e duas ordens judiciais impondo cautelares diversas da prisão.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS!!!

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Polícia