Rolim de Moura - RO, Sábado, 16 de Maio de 2026 - 00:00

ANEEL autoriza a Ceron a reajustar tarifa em RO para 25,34%

Grupo Energisa pediu diferimento do reajuste junto a ANEEL para diminuir o impacto com os consumidores

Fonte: ANEEL - Em Geral - 13/12/2018 08:32:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
ANEEL autoriza a Ceron a reajustar tarifa em RO para 25,34%

A surpresa é geral, junto com a decepção, pois com o Grupo Energisa adquirindo a Centrais Elétricas de Rondônia e já administrando a conta seria amenizada, porém a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na terça-feira (11) o reajuste tarifário de 25,34% para Rondônia. O que deve pesar e muito nos bolsos dos consumidores.
A Ceron atende 641 mil unidades consumidoras localizadas em 52 municípios de Rondônia. O reajuste entrará em vigor a partir do dia 13/12/2018
O reajuste foi calculado com os resultados do deságio do leilão, o que resultou em redução do índice tarifário em 1,81 pontos percentuais. Dessa forma o efeito médio inicial de 32,25% caiu para 30,44%.
Consta que o Grupo Energisa solicitou diferimento do reajuste para amenizar o impacto tarifário para os consumidores. A Agência aprovou e reduziu o reajuste para 25,34%..
Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.
O índice do reajuste da Ceron deve-se principalmente ao impacto dos componentes financeiros. Nessa rubrica, houve a compensação dos valores de compra de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário. Ou seja, a distribuidora teve ao longo do ano passado custos mais altos do que o concedido via tarifa para aquisição de energia, e que foram incorporados ao processo tarifário deste ano. Entre esses custos está a cobrança de 24 meses de risco hidrológico. Outro fator que contribuiu para o aumento das tarifas foi a cobrança de encargos setoriais.
Apesar do aumento aprovado hoje, a trajetória de reajustes dos últimos dez anos da Ceron está abaixo da variação dos índices da inflação IGP-M e IPCA no mesmo período.

TV TRIBUNA TOP

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral