Rolim de Moura - RO, Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 - 00:00

'Lua de sangue': Eclipse total da lua acontece no domingo e será visto em todo o Brasil

Fonte: Da redação TribunaTOP - Em Geral - 13/05/2022 02:08:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Reprodução/Reuters/BBC

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" poderá ser visto no Brasil na noite deste domingo (15). Este será o único eclipse lunar total que acontecerá em 2022, segundo os astrônomos. O próximo será apenas em maio de 2025.

Se as condições climáticas ajudarem, o eclipse lunar deste domingo poderá ser observado em todo território nacional, inclusive em Rondônia. O eclipse começa na noite de domingo e termina na madrugada de segunda-feira (16), com aproximadamente 3 horas e meia de duração.

O eclipse parcial poderá ser visto a partir das 23h28. Às 0h29 de segunda-feira (16), começará o eclipse total, que vai durar até 1h54. O fim do eclipse está previsto para ocorrer às 2h55, horários de Brasília (em Rondônia, deve-se diminuir 1 hora).

'Lua de Sangue'

A lua, satélite natural da Terra, recebe iluminação direta do Sol. quando um eclipse lunar total ocorre, Sol, Terra e Lua ficam completamente alinhadas. Com isso, a lua acaba sendo totalmente encoberta pela sombra da Terra.

No ápice do eclipse, que deve ocorrer durante a madrugada de segunda-feira, a lua deve ganhar um tom avermelhado, por isso recebe o nome "Lua de Sangue".

Segundo especialistas, a lua "ganha" essa cor avermelhada ao passar pela sombra da Terra porque a atmosfera do nosso planeta age com um filtro para a luz do Sol, deixando passar apenas a cor vermelha. É o mesmo fenômeno visto ao amanhecer e ao entardecer, quando o céu ganha cores alaranjadas e avermelhadas.

"O mecanismo é o seguinte: a atmosfera do nosso planeta normalmente filtra a luz solar, deixando passar com mais eficiência as cores vermelhas e refletindo o azul, por isso mesmo vemos o céu azul durante o dia. Num eclipse lunar, a Terra está exatamente entre o Sol e a Lua. Do ponto de vista de um observador hipotético na Lua, a Terra está bem na frente do Sol. Nesse caso, nas 'bordas' do nosso planeta (visto por esse observador), a atmosfera forma um halo que deixa passar um pouco de luz. Essa luz é avermelhada pelo filtro atmosférico e vai incidir na Lua, que adquire um tom castanho-avermelhado", diz o professor da USP, Roberto Costa.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS!!!

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral

TV TRIBUNA TOP

Carregando...