09/10/2026 08:59 hrs
Economia
Fonte: Rondoniaovivo - Em Economia - 18/03/2022 01:18:00 hrs

Os próximos dias vão pesar ainda mais no bolso do consumidor rondoniense, isso porque, o preço do trigo subiu cerca de 25% em todo o país. Essa elevação é uma consequência da guerra entra Rússia e Ucrânia.
Mas o que esse conflito influencia de fato aqui em Rondônia?
Segundo o presidente do Sindicato das Panificações de Rondônia (Sindipan), José Balbino, esse aumento expressivo do pão se dá porque a Rússia, um dos principais exportadores de trigo ao Brasil, parou de enviar o cereal para cá.
A Argentina, outra grande exportadora para o Brasil, foi quem ficou responsável por grande parte da reposição desse cereal.
Balbino explica que “o aumento do trigo é por conta da guerra na Rússia, porque a gente compra trigo da Rússia e da Argentina, mas como não está chegando o grão da Rússia, passamos a comprar só da Argentina, então a demanda tá grande e, consequentemente, o preço acompanha também”.
Ainda de acordo com ele, em média, o valor que será repassado aos consumidores é de 17%, mas isso pode variar.
“Muitos empresários têm medo de passar o valor total e perderem clientes, mas, em alguns casos, temos que repassar tudo porque senão a gente quebra. Então isso tá na mão do empresário mesmo”, disse.
09/10/2026 08:59 hrs
Economia
29/09/2026 07:06 hrs
Economia
09/09/2026 13:25 hrs
Economia
11/06/2026 15:19 hrs
Economia