29/08/2026 11:18 hrs
Geral
Fonte: Da redação TribunaTOP, informações Rondoniagora, Governo de RO - Em Geral - 05/03/2021 07:31:00 hrs

Na manhã desta sexta-feira (5), empresários percorreram as ruas de Porto Velho, em carreata para pedir a reabertura do comércio. Devido ao aumento de casos de covid-19 no etado, o Governo Estadual editou um decreto fechando comércios não essenciais a partir das 21h de sexta-feira até as 6h de segunda-feira.
Para proprietária de um restaurante da capital, fechar o comércio não seria a solução para o problema que o estado vem enfrentando. “Nós estamos aqui para mostrar que não existe somente lockdown e fechamento do comércio. Queremos o apoio do governador para que a gente possa trabalhar com todas as restrições, funcionando com 30% da capacidade, tomando todos os cuidados necessários”, disse.
“Se as empresas fecham as portas, os empregados não vão receber. Com isso, não vai gerar dinheiro e nem imposto. Essa manifestação é para ajudar a classe que gera renda para a população e queremos trabalhar de forma consciente, seguindo os protocolos da saúde”, ressaltou outro comerciante.
A carreata percorreu diversas avenias importantes da capital rondoniense e finalizou no Palácio Rio Madeira, onde foram recebidos pelo próprio governador Marcos Rocha.
Governo diz que vai permitir abertura de todos os estabelecimentos
Marcos Rocha esteve frente a frente com manifestantes que reinvindicavam do governo que editasse um novo decreto permitindo a abertura do comércio em geral, com restrições, mesmo que durante o fim de semana.
Após ouvir as súplicas dos empresários, Marcos Rocha foi categórico em afirmar que é contra o fechamento do comércio e que em nenhum momento o Governo do Estado cogitou fazer lockdown, além de chamar à atenção de todos sobre a árdua missão de ter que salvar vidas e empregos.
Marcos Rocha firmou um compromisso com os empresários: “Eu preciso que vocês me ajudem a controlar e que todos possam fiscalizar em seus setores para que as medidas sanitárias sejam respeitadas verdadeiramente. Todos devem estar unidos e eu irei determinar que o decreto seja alterado”, disse.
Pelo que ficou acordado, parte do decreto 25.782, publicado em 30 de janeiro, será aproveitada, como por exemplo a abertura de atividades comerciais e academias com capacidade máxima de lotação de 30%. Restaurantes e lanchonetes também deverão ser permitidos e terão autorização para venda de bebidas, mas somente de segunda a sexta-feira até 18 horas. Bares, pubs e boates continuarão fechados.
Há consenso entre governo e empresários que o consumo e venda de bebidas na parte da noite acabam incentivando aglomerações. Por isso, serão proibidas as vendas em qualquer estabelecimento comercial, mesmo que por entrega, de bebidas alcoólicas a partir das 18 horas das sextas-feiras até 6 horas da manhã das segundas-feiras.
Marcos Rocha, deixou claro que já determinou que fossem feitas as alterações no decreto, mas, também foi categórico em afirmar que se não houver comprometimento de todos e as aglomerações persistirem não poderá mais impedir um decreto rígido para salvar vidas.
O governador esclareceu ser contra o fechamento do comércio. “Sei o quanto a população está sofrendo, com pessoas perdendo empregos e também sofrendo pelas perdas de vidas de parentes e amigos. Todos falaram que não queriam estar na minha pele. Temos que tomar decisões e neste momento iremos mudar com adaptações que serão feitas”, assegurou.
Um novo decreto deve ser publicado ainda nesta sexta-feira, com alterações efetuadas após várias reuniões com a classe empresarial, conforme determinou o governador Marcos Rocha.
TV TRIBUNA TOP
29/08/2026 11:18 hrs
Geral
28/08/2026 16:22 hrs
Geral
27/08/2026 18:39 hrs
Geral
27/08/2026 18:36 hrs
Geral