Rolim de Moura - RO, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 00:00

Caos na saúde: Prefeito de Porto Velho diz que saúde entrou em colapso e Governo de RO anuncia que irá transferir pacientes para outros estados

Fonte: G1 RO, Rondoniagora - Em Saúde - 24/01/2021 09:22:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Caos na saúde: Prefeito de Porto Velho diz que saúde entrou em colapso e Governo de RO anuncia que irá transferir pacientes para outros estados
Reprodução

Em Porto Velho, o sistema hospitalar para o tratamento da Covid-19 está sob pressão: 100% dos leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes contaminados com o coronavírus estão lotados; nos leitos clínicos disponíveis, a ocupação está próxima dos 80%.

De acordo com Hildon Chaves, desde o início da pandemia o município passou de 23 para 73 leitos de internação e de 5 para 23 respiradores disponíveis. Ainda assim, os esforços não têm sido suficientes para atender a todos os pacientes que precisam de internação.

O motivo para a situação em Porto Velho, de acordo com o prefeito, é que quando um paciente é atendido em uma unidade de saúde do município e precisa de internação, ele é encaminhado a um hospital estadual. Em Porto Velho, todos os seis hospitais do Estado estão sem leitos de UTI disponíveis. Com isso, o Município não tem para onde enviar os pacientes.

O aumento no número de novos casos diários e de internações em algumas cidades interior do estado e em municípios do Amazonas, que são atendidos por Porto Velho, também impacta no numero de leitos disponíveis.

O prefeito levantou a hipótese da mutação do novo coronavírus que foi identificada em Manaus ter chegado em Porto Velho, o que ainda não foi confirmado pelas autoridades de saúde.

Rondônia tem 228 leitos de UTI específicos para pacientes com Covid-19 em todo o estado. Na última sexta-feira (22), apenas 11 estavam disponíveis, sendo todos no interior, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Rondônia irá transferir pacientes para outros estados

Em pronunciamento na noite deste sábado (23), o governador Marcos Rocha anunciou que acertou com o Governo Federal a transferência de pacientes com Covid-19, que estão na fila de espera, para outros estados. Rocha disse que tomou a decisão após o colapso na saúde estadual, que está sem leitos clínicos e sem UTI.

O governador afirmou que manteve contato com as autoridades federais, entre eles o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que atendeu o pedido para transferência de pacientes para hospitais federais. Ainda de acordo com Marcos Rocha, ele também conversou com o comandante militar da Amazônia, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que garantiu as aeronaves para o transporte dos doentes.

Antes do anúncio da transferência de pacientes, Marcos Rocha destacou ações de seu Governo no combate à doença, como aquisição de um hospital de campanha e compra antecipada de insumos, mas mesmo assim, a nova onda do Coronavírus deixou o Estado em uma situação delicada. Disse ainda que por uma questão de humanidade, Rondônia não pode deixar de atender pacientes de outros estados, principalmente do Amazonas.

O governador afirmou que certamente a nova cepa do Coronavírus encontrada no Amazonas, chegou a Rondônia, o que aumentou a transmissibilidade da doença. Ele pediu apoio dos rondonienses para que fiquem em casa.

Operação conjunta da PC, PM e PRF prende irmão da prefeita afastada de Cacoal e apreende cerca de 150 Kg de drogas

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...