Rolim de Moura - RO, Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020 - 00:00

Operação investiga possíveis desvios de dinheiro público no DER em Rondônia

Fonte: G1 RO - Em Polícia - 22/09/2020 09:21:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Operação investiga possíveis desvios de dinheiro público no DER em Rondônia
Reprodução

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), com apoio da Polícia Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (22) a Operação Miragem que investiga supostas fraudes na aplicação dos recursos no Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (DER). São cumpridos mandados de busca e apreensão em Porto Velho.

Segundo o MP-RO, há indícios de um esquema criminoso no Grupo Especial de Trabalho Multidisciplinar (NEGEP), instituído no DER desde 2015, que tinha a finalidade de acompanhar os recursos provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).

As investigações sugerem que alguns membros do grupo falsificaram normativas, suprimiram documentos e vedavam a publicidade de seus atos, o que teria resultado no prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões, a partir do pagamento de gratificações, em tese, de origem ilícita.

Ao G1 o Governo do Estado de Rondônia afirmou que está colaborando com a Operação Miragem deflagrada nas dependências do DER e explicou que vai aguardar o desenrolar das investigações para se pronunciar sobre a ação.

Entre as ilegalidades apuradas, até o cumprimento das buscas estão os crimes de: organização criminosa, falsificação de documentos públicos e peculato, além de ilícitos civis caracterizadores de improbidade administrativa.

Os nomes dos investigados não foram divulgados à imprensa. A operação foi chamada de Miragem como referência ao efeito óptico que acontece nas estradas, ocasionando uma falsa percepção da realidade. Nesse contexto, faz alusão às falsidades documentais praticadas com a finalidade de desviar dinheiro público, no âmbito do Departamento de Estrada de Rodagem de Rondônia.

Nova Brasilândia proíbe entrada de pessoas no 
município até dia 31 de maio

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Polícia

TV TRIBUNA TOP

Carregando...