Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Onça preta é fotografada tomando banho em rio próximo a Porto Velho; espécie é rara na natureza

Flagrante foi feito por administrador no encontro dos rios Candeias e Jamari. Biólogo diz que onça-preta costuma viver em mata primária e super preservada.

Fonte: G1 RO - Em Geral - 11/08/2020 08:18:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Onça preta é fotografada tomando banho em rio próximo a Porto Velho; espécie é rara na natureza
Reprodução

Uma onça-preta foi flagrada tomando banho no encontro dos rios Candeias e Jamari, zona rural da região de Porto Velho, durante o último fim de semana. A panthera onca de cor preta é considerada rara na natureza.

O clique raro da onça foi feito pelo administrador Santiago Pereira, de 28 anos. Ele conta que no fim de semana foi ao rio com um amigo, para pescar, quando em determinado momento eles perceberam o felino na margem.

"A gente estava no barco e ela apareceu bem próxima, tomando banho no rio. Deu somente para tirar essa foto, pois ela foi muito rápida e, ao ver a gente, saiu correndo da água e entrou na mata bem na hora que eu iria fazer aquela selfie", brinca Santiago.

Ao portal G1, o administrador afirma ter sido a primeira vez que ele viu pessoalmente uma onça e ficou mais encantado por ela ser preta.
"Eu achei super interessante, pois onça-preta em Rondônia é coisa rara. Se eu pudesse preservá-la, com certeza preservaria", diz.

Depois do flagrante, Santiago falou com moradores vizinhos e descobriu que a onça-preta já foi vista outras vezes na região.

Segundo o administrador, ele e o amigo só ficaram receosos na volta para casa, depois do aparecimento do felino. "O receio era dela vir acompanhando a gente na volta (já de noite), pois teríamos que atravessar uma pequena mata para chegar onde estava nossa moto", conta.

ESPÉCIE RARA

A panthera onca de cor preta é considerada super rara na natureza, de acordo com o biólogo Flávio Terassini.

Terassini explicou ainda que a onça-preta, na verdade, é uma onça-pintada com uma disfunção genética (falta de melanina).

"Aí a pigmentação do pelo fica preta, mas se a gente olhar a onça contra o sol dá pra ver as pintas dela. As pintas na verdade são pretas, ou seja, aquela plumagem que seria amarela também é preta.

Por isso a gente chama de onça-preta. A espécie dela é a panthera onca. Um bicho bem raro de se ver e muito bonito por sinal", explica o biólogo.

Flávio Terassini também explicou que as onças-pretas só são vistas em área de floresta primária e bem preservada.

"Significa que aquela área do baixo Madeira em Porto Velho está extremamente preservada, uma área com muita oferta de alimento para a onça-preta. Isso é muito legal, saber dessa preservação", diz.

Nova Brasilândia proíbe entrada de pessoas no 
município até dia 31 de maio

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Geral

TV TRIBUNA TOP

Carregando...