26/08/2026 12:41 hrs
Saúde
Fonte: Da Redação TribunaTop - Em Saúde - 24/07/2020 07:59:00 hrs

Um incêndio criminoso de grandes proporções (veja o vídeo no fim da matéria) deixou a população de Rolim de Moura sufocada e indignada. Entra ano e sai ano, nos meses de junho a setembro, devido a estiagem das chuvas, Rondônia e, principalmente, Rolim de Moura, sofrem com a grande quantidade de queimadas que deixam o ar poluído, dificultando a respiração.
Foto: Redes sociais
Este ano não foi diferente. Em meio à pandemia do novo coronavírus, que um dos sintomas é a dificuldade de respirar podendo se agravar para uma insuficiência respiratória, que pode ser fatal devido aos leitos de UTI no estado estarem praticamente lotados, uma propriedade localizada na Av. Brasília, no bairro Beira Rio, aos fundos de uma olaria, está ardendo em chamas que começaram na noite de quarta-feira (22) e se estende até esta sexta-fera (24) atingindo outras propriedades.
A área de pastagem fica longe da estrada, que não tem praticamente nenhum movimento, o que em tese, descartaria a hipótese de alguém passando pela rua jogar fogo no pasto. A reportagem do TribunaTop esteve, na tarde de quinta-feira, na propriedade, procurou o responsável mas o mesmo não foi localizado.
Foto: TribunaTOP
Moradores disseram que todo ano a queimada se repete no mesmo lugar. Alguns disseram à reportagem que o próprio dono teria posto fogo para limpar o pasto. Outros moradores não confirmaram a informação. Disseram que quando viram, o fogo já estava se alastrando para outras propriedades próximas e que todo ano, no mesmo lugar, a cena se repete.
Foto: TribunaTOP
Uma terceira propriedade está sendo consumida pelas chamas, que já se afastaram bastante do local de início. Um morador disse que chamou o corpo de bombeiros, mas, em resposta, disseram que não tinham como entrar na propriedade para abater o incêndio. A polícia também compareceu ao local, segundo o morador.
O incêndio criminoso que começou na noite de quarta-feira (22), levantou uma imensa coluna de fumaça que podia ser vista há quilômetros de distância durante toda quinta-feira (23). E, no começo da noite, a fumaça baixou, deixando Rolim de Moura às escuras. Era impossível respirar na noite de ontem devido à quantidade de fumaça. Muitos informaram à redação que tiveram problemas para respirar e procuraram atendimento no hospital municipal para fazer inalação.
A população pede que as autoridades competentes façam alguma coisa para coibir esse tipo de incêndio criminoso.
No começo da manhã de hoje (24), Rolim de Moura amanheceu coberta de fumaça e cinzas, como nas imagens que podem ser vistas logo no final da matéria.
As queimadas estão proibidas em todo o país após o presidente Bolsonaro sancionar um decreto que proíbe queimadas por 120 dias, como forma de melhorar a imagem do país e de sua gestão no exterior. A multa pode variar de R$ 1 mil a 50 milhões de reais.
A população pode fazer denúncia ligando no 0800-647-1150, acionar o Corpo de Bombeiros no 193, ou 190 para a Polícia Militar.
Mas parece que este e outros decretos e leis do gênero, são muito bonitas para a imprensa e para o papel. Na prática, isso está longe de ter um final feliz.
Veja, abaixo, o vídeo do incêndio registrado ontem a tarde:












TV TRIBUNA TOP
26/08/2026 12:41 hrs
Saúde
14/08/2026 07:39 hrs
Saúde
09/06/2026 09:22 hrs
Saúde
09/06/2026 09:17 hrs
Saúde