Rolim de Moura - RO, Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020

Secretaria de Saúde presta esclarecimentos sobre 02 novos casos de Covid-19 e sobre 2º óbito em Rolim de Moura; veja o vídeo

Rolim de Moura tem 18 casos positivos, dos quais 06 estão curados e 02 foram à óbito em Porto Velho. Veja o vídeo

Fonte: Da Redação - Em Saúde - 22/05/2020 10:11:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Secretaria de Saúde presta esclarecimentos sobre 02 novos casos de Covid-19 e sobre 2º óbito em Rolim de Moura; veja o vídeo
Reprodução

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (22), a Secretária de Saúde Simone Paes, e a presidente da equipe de enfrentamento ao Covid-19 Janaína Travassos, explicaram a situação do município de Rolim de Moura em relação ao coronavírus, e falaram sobre os 02 novos casos registrados e sobre o 2º óbito.

No boletim de ontem divulgado às 13 horas, foi informado que Rolim de Moura tinha 17 casos positivos e 02 óbitos. Na coletiva, Janaína informou que o 17º caso se tratava de um jovem de 26 anos, morador do bairro Boa Esperança, e que havia um 18º caso, sendo uma senhora de 46 anos, moradora da zona rural do município. Segundo ela, ambos tiveram contato com pessoas positivas na família.

O segundo óbito registrado no município se trata de um senhor de 55 anos morador da linha 164, que consta no boletim de ontem. Estava internado em Porto Velho para tratamento oncológico. Segundo informações, ele era portador de Leucemia e havia encontrado um familiar compatível para transplante. Contraiu o vírus na capital, vindo a falecer também na capital.

Foi informado também que 02 novos casos apresentaram melhoras e hoje estão curados, sendo uma criança e um adulto. “Até o momento temos 18 casos confirmados, dos quais, 6 estão curados e 2 foram à óbito”.

Janaína também explicou como acontece o diagnóstico de um caso curado. “São 14 dias que o paciente fica isolado [quando diagnosticado com Covid-19]. E quando a gente fala em isolamento, o paciente não pode sair de casa, não pode receber visitas. O certo é ficar isolado até da família, dentro de um quarto com banheiro, sem sair pra nada. Pois se ele sair, ele pode contaminar outros membros da família. É o médico que dá alta ao paciente. A gente precisa desses 14 dias em isolamento e mais 3 dias sem apresentar sintomas. Aí o médico dá alta ao paciente”.

Simone Paes também explicou sobre a fala do secretário estadual de saúde sobre quando ocorrerá o pico de casos no estado. “É difícil dizer, a gente não sabe quando será esse pico. Ontem, Rondônia passou dos 2.600 casos, e mais de 100 óbitos. Foram 11 em 24 horas. Isso é muito preocupante. Outra fala do secretário foi que os leitos praticamente estão todos ocupados. Essa é a preocupação do secretário de estado, da Secretaria Municipal de Saúde, porquê? Rolim de Moura não tem UTI. Somos de média complexidade. Caso um paciente venha se agravar, temos que transferir esse paciente. E se não tem leitos, não tem o que se fazer. Não existe leitos na rede pública e não existe leitos na rede particular. Por isso é importante que os munícipes cumpram o isolamento social. Permaneçam em isolamento aqueles que puderem ficar e, principalmente, do grupo de risco. Sabemos que tem pessoas que tem que trabalhar, sabemos disso. Mas essas pessoas tem que redobrar o cuidado, pois quando você voltar pra sua casa, você deve fazer a higienização correta para não colocar sua família em risco”.

Simone Paes fez um apelo aos empresários para que conversem com seus colaboradores sobre a importância da higienização, pois se houver um caso suspeito ou positivo na empresa, o funcionário precisará ser afastado. Segundo a enfermeira Janaína, em caso positivo dentro da empresa será necessário “avaliar todos os funcionários, se tem sintomas ou não. E muitas vezes, precisamos afastar esses funcionários”.

A secretária foi questionada sobre se quando é registrado óbitos em Rolim de Moura, o município recebe recursos. Ela explicou que não é assim que funciona. “Rolim de Moura recebeu recursos da câmara municipal, do governo estadual, do governo federal, totalizando mais ou menos R$ 975 mil. Esse recurso é exclusivo para compra de EPIs e medicamentos para uso exclusivo no Covid-19. Então, afirmar que quando morre alguém ou quando quanto mais pessoas são contaminadas você recebe mais recursos? Isso não funciona”.

A enfermeira Janaína também explicou o porque dos óbitos serem registrados no município. “O sistema online é feio através do município de residência da pessoa, e não onde ela está internada, onde ela está fazendo o tratamento. Então às vezes o paciente está em Porto Velho fazendo algum tipo de tratamento, mas o município de residência é Rolim de Moura, então o óbito vem pra Rolim”.

Ela explicou também como ocorre a transmissão comunitária. “Se a pessoa tossir, se tocou a mão em algum lugar. O vírus fica vivo por muito tempo. Também é transmissível pelas fezes do paciente. Então, é muito fácil de contrair o vírus. Por isso a importância da boa higienização. Então, se estou no mesmo domicílio da minha família e não fico isolado, não faço a higienização, a possibilidade transmitir pra sua família é muito grande”.

A secretária de saúde e a enfermeira enfatizaram a importância da correta higienização das mãos, da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes públicos, e pediram para que a população se conscientize e faça sua parte, evitando aglomerações, cumprindo os decretos municipal e estadual, para que não sobrecarregue o sistema de saúde e para que proteja sua família.

(CLIQUE AQUI) e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.

OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...