29/08/2026 11:18 hrs
Geral
Fonte: BBC, Extra - Em Geral - 10/05/2020 08:19:00 hrs

Um dos assuntos mais comentados desta semana foi a chegada de uma espécie de vespa, chamada de "assassina", nos EUA. A reputação da espécie não é à toa, conforme mostra um vídeo que viralizou. Nas imagens, a vespa gigante, de origem asiática, mata um rato em menos de um minuto. Detalhe: o roedor tem três vezes o tamanho do inseto.
Elas podem medir mais de 5 cm e são tão letais que receberam o apelido de "vespas assassinas". Nativas da Ásia, as chamadas vespas gigantes asiáticas (Vespa mandarinia) foram vistas pela primeira vez nos Estados Unidos em dezembro do ano passado, e sua presença vem provocando alarme entre apicultores e entomologistas americanos.
Capazes de dizimar uma colmeia de abelhas em poucas horas, essas vespas são as maiores do mundo e liberam uma toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.
Sua picada é descrita como extremamente dolorosa, e o ferrão é tão longo que pode penetrar até mesmo o traje de proteção usado por apicultores.
"No Japão, entre 30 e 50 pessoas morrem por ano (vítimas de múltiplas picadas da vespa gigante asiática)", disse à BBC News Brasil a bióloga Jenni Cena, do Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês). Segundo ela, as vespas só atacam humanos caso sejam provocadas ou se sintam ameaçadas.

Para a população de abelhas, porém, sua presença pode ser devastadora, com impacto não apenas na produção de mel, mas também nas diversas culturas que dependem da polinização, como maçã, cereja, framboesa, mirtilo e amêndoas.
Diante da ameaça, autoridades, pesquisadores e apicultores da região lançaram um esforço para tentar localizar e erradicar os ninhos dessa espécie invasora antes que ela possa se estabelecer no país e arrasar a população de abelhas, já em declínio por causa de fatores como doenças, uso de pesticidas e perda de habitat.
Os cientistas dizem que "se encontrá-las, corra e nos chame! É realmente importante para nós saber de todas as vezes que forem observadas, se quisermos ter esperança de erradicação". Mas os cientistas alertam para que não tentem matar as vespas por conta própria nem tentar remover os ninhos, sendo necessário chamar as autoridades americadas.
Segundo os cientistas, o ciclo de vida da invasora começa em abril, quando as rainhas emergem da hibernação e passam a procurar um local para construir seus ninhos e formar suas colônias. O período de julho a outubro (fim do verão e início do outono no Hemisfério Norte) é considerado o melhor para capturá-las.
Veja matéria do National Geographic:
Identificar, localizar e destruir
Na esperança de conseguir erradicar as vespas gigantes asiáticas antes que se espalhem pelo país, o WSDA está pedindo que apicultores e moradores comuniquem imediatamente qualquer encontro com esses insetos.
O objetivo é identificar as vespas e localizar e destruir os ninhos enquanto a população ainda é pequena, antes que elas se reproduzam de tal maneira que torne impossível a erradicação.
Redes sociais
A notícia sobre a presença das vespas gigantes asiáticas nos Estados Unidos provocou comoção nas redes sociais. No fim de semana, depois que o jornal The New York Times publicou uma matéria sobre os esforços para tentar erradicar as invasoras, o termo "vespas assassinas" estava entre os trending topics no Twitter.
Em meio à pandemia de Covid-19, que até segunda-feira (04) já havia infectado mais de 1,2 milhão de pessoas e deixado mais de 70 mil mortos nos EUA, muitos americanos reagiram com incredulidade diante de mais uma "praga" em 2020.
(CLIQUE AQUI) e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.
OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.
TV TRIBUNA TOP
29/08/2026 11:18 hrs
Geral
28/08/2026 16:22 hrs
Geral
27/08/2026 18:39 hrs
Geral
27/08/2026 18:36 hrs
Geral