Rolim de Moura - RO, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 00:00

Governo de RO poderá prorrogar isolamento e fechamento do comércio por mais 15 dias a pedido do MP; veja a nota

MP, TJ, TC e Defensoria pedem que comércio continue fechado até que o governo do estado providencie testes e EPIs que atenda aos profissionais de saúde e à população

Fonte: Rondoniatual, Defensoria Pública de Rondônia - Em Saúde - 03/04/2020 08:46:00 hrs

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Governo de RO poderá prorrogar isolamento e fechamento do comércio por mais 15 dias a pedido do MP; veja a nota
Reprodução

Em nota conjunta, o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e a Defensoria Pública de Rondônia recomendaram ao governador do estado a prorrogação do decreto de isolamento social e fechamento do comércio em todo o estado por mais 15 dias.

Segundo a nota, o próprio governador convocou os órgãos para reunião na última quinta-feira, 02, onde foi manifestado que o Estado prorrogue as atuais medidas de prevenção ao novo coronavírus, devido a não ter teste suficientes em Rondônia que atenda a sociedade.

"Até que o Estado e seus municípios disponham de kits para exames massificados de detectação do Covid-19 (coronavírus), de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de atendimento da população (médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, dentre outros), o MP pede pela manutenção do isolamento horizontal preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disciplinadas pelo Decreto Estadual 24.871/2020, 24.887/2020 e 24.891/2020", diz a nota.

"Um dos motivos que levou o Ministério Público a fazer a recomendação foi a existência de movimentos em redes sociais, convidando e convocando pessoas para participação em carreatas em vários municípios, com o intuito de retorno imediato do funcionamento das atividades públicas e privadas, aumentando com esses movimentos, a possibilidade de aumento de contágio pelo vírus do coronavírus (COVID-19), já que está comprovado, que o contato físico é o principal meio de infecção pela doença", diz o MP.

A nota diz ainda que, após regularizar a situação dos testes e dos EPIs, seria possível reavaliar o isolamento e então, começar a reabrir o comércio aos poucos, observando as recomendações científicas de outros países.

O presidente da Associação Comercial de Ji-Paraná, Hugo Araújo, disse em reunião com a Fecomercio, Fiero, Facer e outros órgãos que representa o comércio, o decreto será renovado por mais 15 dias, mantendo o comércio fechado. Porém, ficou acordado a reabertura após 7 dias, caso não haja avanço de casos confirmados em Rondônia.

Veja o comunicado:

Tribunal de Justiça, de Contas, MP e Defensoria de RO recomendam isolamento por mais 15 dias

(CLIQUE AQUI) e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.

OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.

COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: Saúde

TV TRIBUNA TOP

Carregando...