14/10/2026 14:21 hrs
Saúde
Fonte: G1 - Em Saúde - 24/03/2020 09:04:00 hrs

Tem sido compartilhada nas redes sociais uma imagem de uma caixa e de sachês com a inscrição "Covid-19" e a seguinte legenda: “Vacina pronta. Capaz de curar o paciente dentro de três horas após a injeção. Tiremos o chapéu para os cientistas dos Estados Unidos”.
A mensagem é #FAKE!
Não existe em país algum, até o momento, qualquer tipo de vacina que seja comprovadamente eficaz contra o novo vírus, alerta o infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.
“A imagem que está sendo compartilhada é de um kit de diagnóstico. Não existe nenhuma vacina ainda. E não há perspectiva de que tenhamos uma à disposição da população por pelo menos um ano e meio”, explicou Renato em entrevista à CBN.
“Várias plataformas estão correndo contra o tempo para chegar a uma vacina. Mas, neste momento, a única medida que podemos tomar é ter higiene, cumprir o isolamento e evitar a propagação do vírus”, afirma.
Outro equívoco da mensagem é dizer que a vacina cura a Covid-19. Quando a vacina, na verdade, deve ser profilática, ou seja, desenvolvida para prevenir o adoecimento, para criar imunidade. E mais: quando alguém é vacinado, fica imunizado a partir de 15 dias de tomada a dose, em média, e não “em três horas”.
Há uma outra inconsistência: a informação de que o governo Donald Trump acionou os laboratórios Roche para lançar uma vacina “no próximo domingo” e que “milhões de doses estão prontas”. A velocidade da fabricação de vacinas, após todo o período de testes de segurança necessários, aponta Renato Kfouri, depende de múltiplos fatores. Portanto, não se pode imaginar que, em poucos dias, necessariamente, milhões de doses ficarão prontas para serem aplicadas.
A Organização Mundial de Saúde informa: "Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-2019". O mesmo diz o Ministério da Saúde: "Até o momento, não há nenhum medicamento, chá, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus".
O boato tem circulado em outros idiomas e também foi checado por agência internacionais.
(CLIQUE AQUI) e participe do grupo do TRIBUNA TOP no WhatsApp e fique sempre muito bem informado.
OBS: Somente os administradores poderão postar conteúdos.
14/10/2026 14:21 hrs
Saúde
26/08/2026 12:41 hrs
Saúde
14/08/2026 07:39 hrs
Saúde
09/06/2026 09:22 hrs
Saúde